30 setembro 2010

Causas e características das manifestações em Maputo e Matola (19)

-"Do rio que tudo arrasta se diz violento, porém ninguém diz violentas as margens que o comprimem" (Bertolt Brecht).
-"Esta cintura compacta, composta por casas pequenas e frágeis, feitas de caniço, madeira e zinco e, ultimamente (depois da independência), de cimento, quase que não tem quintais, ruas, água e luz em todo o sítio (...) Nestes subúrbios não se vive, sobrevive-se. Eles estão apinhados de gente: os suburbanos." (carta de um leitor do “Notícias” publicada a 25/09/2010 com o título “A cidade e o mega-subúrbio de Maputo”)
-"Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam directamente, legadas e transmitidas pelo passado" (Karl Marx, in 18 de Brumário)
Avançando na série.
Sugeridas algumas das características da revolta, é agora chegado o momento de entrar no penúltimo ponto desta série, o ponto 4 (Possíveis causas), no qual - com a complacência dos leitores - vou, com alguma extensão, considerar os seguintes subpontos, ampliando a esfera analítica:
4.1. A luta das causas
4.2. Emissão de representações e de causas a cargo do centro; o pronto-a-pensar
4.3. Subalternização das representações e das causas emitidas pelos manifestantes das periferias
4.4. Acentuada politização da causalidade
4.5. Proposta de corpo analítico:
  4.5.1. Lógicas (para além do visível e da descrição)
  4.5.2. Consciência imediata e consciência social
  4.5.3. Produção do sentido dos actos e dos fenómenos
  4.5.4. Recursos de poder
  4.5.5. Significado de causa e de hipótese
  4.5.6. Pergunta, problemática e hipótese
4.6. Causalidade histórica, causalidade sistémico-dialéctica, detonador causal e produção de sentido (o social ao mesmo tempo enquanto estruturação, acção transformadora e produção permanente de sentido)
4.7. Possíveis causas do peso manifestacional em Maputo e Matola
4.8. Regresso aos leões de Muidumbe (foto reproduzida daqui)
(continua)

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