21 setembro 2010

Ciências sociais e verdade (10)

Mais um pouco desta série.
Escrevi no número anterior que era necessário considerar dois fenómenos: 1) A exclusão dos processos cognitivos não científicos e (2) a moldagem da verdade num sentido unívoco e positivista.
Vamos ao primeiro ponto. Efectivamente, as chamadas ciências sociais (ocasião haverá para tratar da multiplicação de campos cognitivos e da guerra de paradigmas) têm sido um empreendimento completamente fagocitante, atacando e digerindo os processos cognitivos populares. A satisfação vaidosa e imperialista dos lutadores contra o chamado senso comum e em prol da verdade, é um dos indicadores da fagocitose social. Regressarei proximamente a esse ponto.
(continua)

1 comentário:

Abdul Karim disse...

Professor,

Aqui as Ciencias Socias estam com um problema, 'e que a Verdade ainda que Verdadeira pode ser um paradoxo, pra satisfacao vaidosa e imperialista dos lutadores, logo ela tende ir a um contra-senso do senso-comum, tanto mais que se a Verdadeira Verdade nao fosse um contra senso ao senso comum, com certeza nao justificaria a sua natureza paradoxal, pra satisfacao vaidosa e imperialista dos lutadores.

As Ciencias Socias eram simples sem Verdade, agora com a Verdade, da em paradoxos e contra-sensos e obriga a contorcionismo mental.