O blogue "Diário de um sociólogo" foi seleccionado em 2007 e 2008 pelo júri do The Bobs da Deutsche Welle - concurso internacional de weblogs, podcasts e videoblogs - como um dos dez melhores weblogs em português entre 559 concorrentes (2007) e um dos onze melhores entre 400 concorrentes (2008). Entrevista sobre o concurso de 2008 no UOL, AQUI.
Para todas aquelas e todos aqueles que visitarem este diário, os meus votos de um 2018 habitado pelo futuro, pela confiança, pela tranquilidade e pela saúde. Sintam-se bem e regressem sempre a este espaço criado a 18 de Abril de 2006. Abraço índico.
Myspace Layouts

28 setembro 2010

O pronto-a-pensar (12)

O penúltimo número desta já longa série.
Escrevi anteriormente que na lógica sensorial do nosso pensamento e da nossa comunicação de todos-os-dias, estão social e persistentemente hospedados quatro fenómenos: simplismo, essencialismo, maniqueísmo e a-historicismo.
Passo, agora, ao a-historicismo.
Parente do essencialismo, o a-historicismo consiste no despojamento daquilo que é mutação e variabilidade nos fenómenos. Retirados da história, os fenómenos são como que mumificados em categorias iremediáveis, em categorias imutáveis. Arredado o infinitivo (ele está a ser), o presente do indicativo é o utensílio por excelência da a-historicização: ele é, eles são, vois sois, etc.
(continua)

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home