23 agosto 2010

O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (14)

Mais um pouco desta série.
Escrevi no número anterior que no fim do século XIX começou um período de transição. Esse período de transição foi marcado por dois acontecimentos coexistentes: 1. Ocupação militar, em percurso que irá durar até cerca de 1917; 2. Primórdios da economia de plantação.
Quando a ocupação militar efectiva começou em 1886, Moçambique não era mais o território dos velhos decanos linhageiros, mas, sim, dos grandes chefes escravistas-caravaneiros, vivendo da caça ao escravo em razias com espingardas de pederneira e baseados em chefaturas militares, cujas fronteiras eram demarcadas pelas espingardas, pela envergadura do saque e pelo prestígio dos caudilhos.
(continua)

3 comentários:

fenix disse...

A srª desconhecida
A casa da Mãe

fenix disse...

Desde o prencipio até aqui diversos povos vão-se unindo dando forma, connsciencia e corpo ao povo Moçambicano.

Presbyterianism refers to many different Christian churches adhering to the Calvinist theological tradition within Protestantism, and organized according to a characteristic Presbyterian polity. Presbyterian theology typically emphasizes the sovereignty of God, the authority of the Scriptures, and the necessity of grace through faith in Christ.

Presbyterianism originated primarily in Scotland and was confirmed as the means of Church Government in Scotland by the Act of Union in 1707


A companhia neerlandesa foi criada em 1602 sob a proteção do príncipe Maurício de Nassau para coordenar as atividades das companhias que concorriam no comércio nas Índias Orientais e para agir como um braço do Estado holandês em sua luta contra a Espanha. Em 1799, foi liquidada e seus débitos, posses e responsabilidades foram assumidos pelo governo holandês.

Em 1720 Companhia Holandesa das Índias Orientais, que tinha fundado a colónia do Cabo da Boa Esperança no século anterior e a tinha perdido para os ingleses, construiu um forte no local da baia da Lagoa, este forte foi sucessivamente construido e abandonado até que já no meio do seculo XX foi totalmente desmantelado sob o nome de capitania buildig.

Shaka Zulu (as vezes grafado como Tshaka, Tchaka ou Chaka, arredores de Melmoth, 1778?-22 de setembro de 1828) foi um chefe tribal Zulu e estrategista militar, que transformou os Zulus de uma etnia com pouca expressão territorial a um império que ensombrou os desígnios coloniais britânicos

O nascimento da Libéria ocorreu no século XIX em resultado da ação da Sociedade Americana de Colonização, organização criada por Robert Finleynos( Pastor of the Presbyterian Church at Basking Ridge)Estados Unidos da América em 1816.

Em 1816 Shaka Zulu regressa do exilio e assume-se como rei dos Zulus

Em 1821, a Sociedade Americana de Colonização conseguiu adquirir uma parcela de terra perto da área do Cabo Mesurado, onde se fixariam os primeiros colonos negros oriundos dos Estados Unidos. Em 1824 a colónia recebeu o nome de Libéria (do latim, "terra livre").

1824 seria um ano marcante na histórios dos Zulus: Shaka autorizou o estabelecimento de europeus (H.F. Fynn e Lt. Farewell, fundadores da Natal Trading Company) no seu território. Estes fundaram Port Natal, a actual cidade de Durban.


1819 Tratado entre Grã Bretanha e Holanda para abolir o comércio de escravos
1863 Abolição da escravatura em holandês colônias
1869 Portugal abole a escravatura nas colónias Africano.

Soshangane, também por vezes grafado como Sochangana, foi um general zulu fundou o Império de Gaza, um reino angune independente no território que hoje é Moçambique
e absorvendo no processo numerosos povos, os quais submeteu e obrigou a se lhe aliarem, constituindo um poderoso exército de angune e angunizados.

Sochangane não fazia comércio de escravos – os seus guerreiros eram principalmente da sua linhagem –, nem devolvia os escravos que fugiam para a sua guarda.

continua

fenix disse...

Com a Morte de Sochangane , sucedeu-lhe o seu filho Mawewe que decidiu, em 1859, atacar os seus irmãos para ganhar mais poder. Apenas um irmão, Mzila (ou Muzila) conseguiu fugir para o Transvaal, onde organizou um exército para atacar o seu irmão. A guerra durou até 1864 e, entretanto, a capital do reino mudou-se do vale do rio Limpopo para Mossurize, a norte do rio Save, na actual província moçambicana de Manica.

Com base no apoio cedido em 1868, o presidente do Transvaal, Marthinus Pretorius, reclamou o território de Belagoa bay como parte daquela república. No entanto, a 29 de Julho de 1869, foi assinado pelo Rei D. Luís um Tratado de paz, amizade, commércio e limites entre Portugal e a república africana do Sul, a partir do qual se iniciou a construção de uma linha de caminho de ferro entre Lourenço Marques e a fronteira com o Transvaal. Esta ferrovia transformou profundamente a economia da povoação e determinou o seu desenvolvimento posterior.

Foi em Mossurize que, em 1884, ascendeu ao trono Nguni, Gungunhana, filho de Muzila. Gungunhana regressa a Manjacaze em 1889, prosseguiu a política de seu pai de assimilação dos reinos locais, os "Tonga"

Em 1885 aliara-se a Gungunhana, imperador do Império de Gaza na África oriental, entre os rios Zambeze e Limpopo, que aceitara o acordo num balanço precário entre forças portuguesas, britânicas e a ameaça dos pretendentes ao trono


Na sequência do ultimato britânico de 1890 a administração colonial portuguesa endureceu a actuação, investindo em campanhas armadas " de assacinato" e no derrube dos régulos menos cooperantes.

O conflito, que durou de 11 de outubro de 1899 a 31 de maio de 1902 denominado Segunda Guerra Boer

Mouzinho de Albuquerque responsável pela educação do príncipe real D. Luís Filipe de Bragança. Suicidou-se em 1902, embora algumas fontes atribuam a morte a homicídio.Ficou conhecido pela captura de um eventual nemegungunhana ou cosinheiro ou o cosinheiro é que era o, aproveitando-se de estar a decorrer a segunda guerra bouer e traindo o seu pedido de amizade a Gungunhana.


O Príncipe estava com seu pai no dia 1 de Fevereiro de 1908, quando o rei foi baleado pelas costas, na nuca, e morreu assassinado por alguns elementos da Carbonária. O assassinato cometido á Família Real, o rei e o príncipe O Regicídio abriu caminho para a implantação revolucionária da República

Londres e Lisboa tinham acordado a delimitação de respectivos territórios em Junho de 1891

Lourenço Marques em 1898 é feita capital de Moçambique.

continua