Tanto quanto se pode perceber de um relato feito pelo "Notícias" online de hoje, Hermínio dos Santos, presidente do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique, foi irregularmente detido. Feito vilão por quem o deteve, parece ter saído herói - eventualmente mais herói do que já era - para quem o recebeu após um julgamento realizado na Machava.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
prof.
PORQUE RAZÃO A FRELIMO TEM MEDO DE MANIFESTAÇÕES?????? A QUE SE DEVE ISSO?
AFINAL MOÇAMBIQUE TEM POLICIA PARA PROTEGER UM CIDADAO????
PORQUE SERÁ????
MARIO LITHURI
De facto, de vilão (para alguns)passou a herói, perante a sociedade civil. Prof. este comportamento das autoridades, vem uma vez mais, confirmar que ao contrário da regra, aqui "prende-se para investigar, melhor dizendo, instruir o processo". É fundamental que se faça um estudo (que será díficil), junto dos agentes que tem como missão ordenar a detenção de arguidos, se fazem de consciência livre ou não, pois não creio que para o caso em análise, assim ocorreu. Já é altura de começar-se a educar os dirigentes da PRM como se procede em caso similares, pois, agora com legitimidade, os pretensos seguidores dos desmobilizados irao desiminar informacao que a PRM ou Estado temia.
Quem vai pagar os dias em que este senhor passou nas celas da polícia? Aí a justiça é lenta, mas para o deter foi tão rápida como o foguete, e que foguete!
Este ano vai ser interessante ouvir os informes do PR e do PGR. Quero ouvir dizer que o "Estado da Nação e da Justiça é bom".
Coitado do senhor Hermínio, preso por uma justiça falhada.
Zicomo
Até nós que somos leigos sabiamos da ilegalidade da detencão de Hermínio dos Santos. E não só, mesmo do cerco à sua residência (prisão domiciliária) e o impedimento à manifestacão, um direito constitucional.
Aqui há uns mandantes que deviam ser julgados.
Pois claro!
Se ate um ditador com as maos em sangue, Augusto Pinochet, esteve prestes a virar martir ao lhe ser emitido um mandato para sua captura. Nao haveria de o ser este concidadao, por reivindicar um direito que se lhe assiste?
So um Analfabeto Politico e incapaz de ler estas entrelinhas...
Ou seja: cerco policial para intimidar. Depois prisão como aviso aos eus seguidores. A seguir Julgamento recorde para amainar possível revolta. Finalmente: nada alterou. Esta forma de gerir representa a forma mesquinha de gerir as instituições do Estado. É mesmo tacanho, nada tem a haver com uma instituição moderna e vertical... métodos antigos, desmontados com toda facilidade ,a toque de caixa, pelos milhares de jovens que se graduam neste país. Quando não se têm argumentos... agenda é obscura, mão externa. O que dói é que há gente que acredita nisto. ISTO É NIVELAR A DISCUSSÂO DO PAÌS POR BAIXO. Não há maneira de crescermos? É pá, tá complicado....
Enviar um comentário