26 agosto 2010

"Zambeze" e Guebuza

O semanário "Zambeze" com data de hoje tem a página 2 dedicada ao presidente Guebuza. A primeira parte, com o título "Governo acomoda patrão Guebuza em "Mphanda Nkuwa", é dedicada à autorização governamental dada à empresa INSITEC SGPS de participar na exploração do projecto hidroelécrico de Mphanda Nkuwa, empresa que o jornal assegura estar ligada ao presidente. Na segunda parte, em caixa, com o título "Empresas de Armando Guebuza e da nomenclatura frelimista", foi feito um inventário de muitas empresas de vários ramos de actividade (designadamente energia, turismo, telecomunicações, publicidade, finanças, recursos minerais, construções e consultoria) das quais, segundo o jornal, Guebuza é sócio, bem como outros quadros do Partido Frelimo.

6 comentários:

V. Dias disse...

A pergunta que eu faço especialmente ao meu amigo umBhalane é a seguinte:

Porque é que os "leões indomáveis" mesmo sabendo destas denúncias que a imprensa moçambicana "detona" todos os dias contra o "papa" Guebuza, ainda assim atribuem-lhe prémios de boa-governação?

Sou confrontado quase todos os dias com perguntas relacionadas com a riqueza do nosso PR, perguntas essas que, obviamente, respondo com um silêncio.

O Zambeze não pode forjar estas informações, pois são sérias. Cabe agora ao PR ou a Casa Civil vir a público se explicar. É assim que fazem os seus homólogos (europeus).

E agoram percebem (alguns) porque razão apoio à ditadura (sem violência), justamente porque o diabo é conhecido, já nas democracias só temos reinos de santos, de diamantes de sangue, de mulheres, etc. É ou não é Samora?

Zicomo

Anónimo disse...

Temos de ver também os CFM, sempre a ocupar milhares e milhares de hectares sem terem nada a ver com linhas férreas... reparem no que está a acontecer em Gondola (anunciado hoje pela STV); notem o que se está a passar com o desastroso (tanto sob o ponto de vista ambiental como económico) projecto do porto de Techobanine - gente que está ali há anos e anos ameaçada de ser corrida pelos arrogantes dos CFM...

E quem está no novo Conselho de Administração? É o Miguel! Conhecem?

Abdul Karim disse...

Ilustres ricos, e gente fina.

Dao sempre lugar, ha sempre gente simpatica e humilde a ceder lugar aos ilustres.

Sao os nossos Ilustres, e sua gente fina.

O "jet set" como habitualmente designam os compadres da tambem Ilustre "espectaculosa".

Patrao 'e patrao, nao 'e ?

Reflectindo disse...

Antes lamento uma coisa, o Zambeze, o Diário Independente, o Canal de Mocambique, não querem partilhar estas informações connosco, colocando-as na internet. Não percebo a razão, pois. Estranhamente, estes jornais são de fáceis acesso em tempos de campanha eleitoral. Será que acham que são úteis nessa altura? E ainda vão criticar os partidos da oposição por não serem actuantes em tempos fora da campanha eleitoral?

Quanto aos prémios atribuidos a Guebuza e a Luz Guebuza é questionável. Uma pessoa que mostrou nitidamente tanto pelos discursos como pelas accões que o plano era reduzir a oposição à insignificância como se pode premiar por boa governação numa sociedade de democracia multipartidária? Como se pode premiar a esposa dum presidente que se faz de ministra de facto de Accão Social (usurpa) sabendo-se ainda que a acção visa um regresso ao monopartidarismo? É boa governação quando a riqueza do país é distribuida somente aos que pertencem o partido do Presidente da República? É bom governante aquele que confunde o seu partido do governo e pior ainda do Estado?

E Armando Guebuza é quem deu prémio a quem o premiou em Bruxelas, ao de facto, ter condicionado para ser o único (sim o único, pois ele sabia que Daviz Simango ficava neutralizado sem apoio do MDM em nove círculos eleitorais, sobretudo sem Nampula e Zambézia) concorrente à Presidência da República.

V. Dias disse...

Bravo Reflectindo,

Porém ficou de me dizer, AINDA, porque é que os "leõs indomáveis" à escala mundial atribuem à eles, Guebuza e sua esposa, prémios por 'boa governação'? Volta meia acusam-no de corrupção?

Lá vem à memória a célebre frase do Prof. José H. Saraiva "os prémios são atribuídos em função de extrabismos políticos e serviços de secretaria." E pronto, disse.

Zicomo

Anónimo disse...

La famille du président Armando Guebuza a un projet télévisuel et vient, dans ce but, de créer à Maputo la société Startimes Media Company Mozambique Lda.

Africa Intelligence