31 agosto 2010

Greve no ISCTEM

Greve dos estudantes no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia, cidade de Maputo, contra o aumento das propinas. Portões encerrados, manifestação, gritos, frases do tipo "Não temos medo" e polícia presente.

17 comentários:

V. Dias disse...

O ISCTEM é para os que tem! Admira-me como é que hoje fazem greve. Estudei lá por força de um acordo entre a minha instituição e aquela universidade. Passei os 30 dias de formação com os olhos tapados.

Fiquei triste quando vi alguns jovens vestidos de forma invulgar, com calças nos joelhos, homens com brincos na orelha, mulheres com mini-saia do tamanho anormal que se podia ver (sem microscópico) a roupa interior!!! Meu Deus!

Lembrei-me da minha juventude em Tete. Meu pai que cresceu no tempo dos "indomáveis" não permitia que eu cortasse o cabelo de "qualquer maneira", muito mesnos vestisse de forma "invulgar". Nada de brincos. Vi esse comportamento no David Aloni. Em sua casa as regras faziam-me lembrar meu pai: tudo nos carriz.

Todavia, JULGO QUE A GREVE É TAMBÉM UM DIREITO DOS RICOS, POR ISSO APOIO À GREVE E QUE SEJA FEITA JUSTICA.

Zicomo

Anónimo disse...

sr. V.Dias..
Admira me bastante essa sua concepção que Isctem e para os que, tem e por isso admira se pela greve para mim estudante do ISCTEM,o Isctem e um instituto para aqueles que querem aprender e não medem esforço para tal porque a Educação è o nosso bem precioso..

E quanto ao vestuario acho que o senhor exagerou e generalizou a situação..
Nos temos direito sim de fazer greve porque as condiçoes que nos e apresentadas não correspondem com o valor cobrado..
Adorei o blogg e muito actualizado..

V. Dias disse...

"Sem que discurso eu pedisse,
ele falou, e eu escutei.
Gostei do que ele não disse;
do que disse não gostei."

António Aleixo

Unknown disse...

Como é chato entrar numa conversa sem apresentar-se bom sinal dos ¨Estudantes o ISCTEM¨ se é que é. lei as regrasdo blog anonimo!...

Abdul Karim disse...

Viriato,

Eu tambem estudei la, 3 anos, Lamentavelmente.

Felizmente nao conclui la, acho que foi uma decisao acertada, ter um canudo do ISCTEM prefiro nao ter,

Ao menos assim vou sempre a tempo de me licenciar numa Universidade de Respeito, licenciar-me a Gestao,

Porque a Branding estou a defender com 18.

V.Dias disse...

Karim,

Ate que la ha bons profissionais.

Nao me esqueço dos valiosos conselhos que recebi do Dr. Antonio Matabele. Deu-me muita força como professor e, digamos, amigo do meu melhor amigo, IAA, apesar da idade que nos separa. Tenho muitas saudades de conversar com o Dr. Matabele.

O que esta em causa nao é a qualidade do ensino dos que TEM, perdao, ISCTEM, mas sim na robalheira dos valores. A greve é bem-vinda. Negar aque aquilo é uma vegonha em termos de valores é cegueira. Quem quiser que va la ver.

A resposta que aquela camada juvenil da quando é questionada sobre o aprumo é de que eles pagam e bem. Ve se pode meu santo Deus. Nao me diga, oh Karim que passaste por aquele desfile de coisas.

Zicomo

Anónimo disse...

para os que nao estudam no isctem parece que estao mais eh com dor de cotovelo, deviam estar preocupados com a situaçao do seu (nosso)pais, na desvalorizaçao da nossa moeda.

elisa

Abdul Karim disse...

Viriato,

Estou bem disposto entao vou-te contar a minha tragectoria "academica"

Eu deixei de estudar formal na Manyanga 9 classe, era melhor aluno da turma em matematica, dezenho, fisica, e um dos melhores da escola,

Comecei a estudar sozinho em casa, as Marcas eram a minha paixao e criar a melhor do mundo com a Causa era o Objectivo,

Aos 30 anos senti que era havia um fosso enorme entre a logica descrita nos livros de gestao, e a realidade mocambicana no terreno,os valores e a etica tinham desparecido em Mocambique,

Arranquei para investigacao do ensino em Mocambique, e montei a Pacto Consultores para estudar consulturia e aproveitar as falhas de mercado mocambicano,

Nesse querer estudar o sistema de ensino mocambicano, fui fazer a 12 na escola da comunidade mahometana e ai apercebi dos problemas onde na 12 classe apenas 8 minutos de tempo util de 45 minutos de aula eram aproveitados,

Fui ao ISCTEM e identifiquei os problemas la, sai de mocambique continuando a estudar,

"Matriculei-me" neste Blog ha 4 semestres para estudar Sociologia e defender a tese, espero um dia formar-me,

concluir a tese do "Branding Como Motor do Desenvolvimento Humano" e tal nao 'e possivel sem Sociologia, nao quero so uma tese teorica, quero demonstrar na pratica que 'e possivel o Branding ser usado para mudar o mundo, torna-lo mais Humano, mais harmonioso, gerando e multiplicando recursos sem recurso a doacoes.

Insha Allah,

Assim aqui fiz testes on-line com o Meu Mestre, ainda nao me deu valores em Sociologia, mas sei que ha-de dar quando achar que mereco.

ricardo disse...

Master Abdul, a self-taught man...

V.Dias disse...

Karim?

No principio levei à serio a tua trajectoria. Mas depois fiquei a rir (ate com a familia) quando li a conclusao do teu comentario. Nao chores, chamuale.

Acho que o Professor Serra ouviu com apreço o teu pedido, cedo ou tarde, teras o diploma em Sociologia.

Também eu devo muito ao Professor Serra, muito. Um dia saberas. Nao fosse alguns malandros com intencoes obscuras, alguns andam por aqui, ja identificados, diria o que exactamente consegui na vida academica graças a este espaço e de poucos contactos que tive, via e-mail, com o Professor.

Zicomo

Anónimo disse...

Não preciso de me apresentar..Mas uma coisa eu digo e confirmo ISCTEM tem qualidade sim!!! e o que esta em causa não e a qualidade mas sim os preços exorbitantes.Pimenta nos olhos dos outros è refresco..

Enfim isso me cheira a dor cotovelo ou ate um pensamento pequeno e pouco culto da vossa parte..
....

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Im not Master,

My Master, is a Master .

Im just a Student of a Brillant Master .

Abdul Karim disse...

Que Deus te ouca, Viriato.

E o Professor considere serio a possibelidade do meu canudo 'a Sociologia,

Eu nao tenho nada pra pendurar na parede do meu quarto, pra quando acordar, encher-me de vaidade.

Depois nao gosto de pendurar coisas quisquer,

Dado pelo Meu Mestre, SIM, Aceito com muita Honra, so faco Venia pra ele.

Obrigado, pela Consideracao.

V.Dias disse...

Dor de cotovelo, eu???

Deixa-me rir...

Nao posso chorar, so posso rir.

Deve ser para o Karim esta...

Eu nao coloco em causa o ensino, mas sim o desfile de vergonha que se ve la.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Achas que esta mandar pra mim ?

Dor de cotovelo ? eu ? SIM, 'e dor SIM, so que nao 'e de cotovelo, 'e dor de dente, esta doer muito meu dente, comecou quando eu estava estudar la,

Mas esquece, nao 'e la que o vou tratar,

Anónimo disse...

epa, é triste como voces falam dos alunos da isctem, varios alunos estudam la porque querem ser alguem na vida, o ensino o meu curso Engº Informatica é decente, apesar de muitos reprovarem.

Tambem fiquei triste a ler as palavras do V.Dias, porque os tempos mudam, e cada um veste o que bem entender, e tambem, nem todos que lá estudam são ricos, apenas tem possibilidade para pagar, tambem custa tirar esse dinheiro do bolso para minha familia. O curso Engº Informatica do Isctem é o melhor do país inteiro, por essa razão entrei na Isctem e tambem o certificado tem "peso".

E por fim, se dizes que isctem é uma faculdade para "ricos", o que dizes do ISUTC e do ISPU? Para sí todos que estudam em instituicoes privadas sao ricos? Ganhe juízo!

Abraços

Unknown disse...

¨(...)cada um veste o que bem entender¨

Em Moçambique não é assim, pelomenos o veste é também uma questão cultural portanto, só no vosso mundo é assim!

Lamentamos que a eucação que tem não contemple o saber estar!... como é que diz de boca cheia que cada qual veste o que lhe vem na alma? eu sou gosrdo mas as normas sociais não me deixam estar de biquinis e interiores para uma reunião ou um local como faculdade se não na Praia que também não estou tão livre como os Brasileiros por exemplo.

Já viu que não pode vestir como quiser.

Pensa comigo