"Boa Noite. Sou engenheiro de Moçambique, Continente Africano e vos escrevo para vos alertar para a contribuição negativa que os Media Brasileiros estão a dar na educação da população Brasileira que tem défice em cultura geral. Tenho visto em várias matérias da vossa televisão vocês se referirem ao continente Africano como um País. África é um continente e tem vários Países. Especifiquem o nome do País nas vossas matérias, por favor, desta maneira a População vai deixar de conhecer só os Países Europeus e os Estados Unidos da América. A título de exemplo uso a reportagem do programa Tudo a ver que falava da Jocelyn Wildenstein. Em certo ponto chegou-se a dizer que ela e o marido tinham uma casa em Manhattan, um castelo na França e uma fazenda na África. Qual é o conceito de referência usada neste caso?"
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
7 comentários:
O conceito 'e fintar, devez em quando marcar um golo deciso em falta, negociar com portugal, eliminar a Costa do Marfim e Africa, ficar com o carvao Africano e organizar o proximo mundial, com a CPLP dos hipopotamos e gulopotamos em peso.
Infelizmente esta é a pura verdade. Não só é visto pelos brasileiros como pelos ocidentais em geral, incluindo alguns países africanos no Magreb.
Uma pergunta? De quêm é a culpa?
Daquele que é conhecido e quer se projectar ou daquele que é desconhecido e quer se esconder? Não diriamos que estamos de todo mal, pois estaria a ser injusto com algumas instituições e pessoas que se batem para que esta realidade seja conhecida. As TICs é uma boa aposta para este desafio.
Um exemplo só do nosso país: desde que Samora Morreu (lá vou eu outra vez com Samora) a nossa música, actualmente, as letras exaltavam a figura do PR ou do partido que têm mais voz: a Frellimo. É verdade que no tempo da ditadura havia censura do pensamento, mas havia arte séria, havia uma entrega pela arte, o nome de Moçambique estava em primeiro lugar.
Agora ir ao Brasil cantar "viva Guebuza ou patrão é patrão" dá nisso. Eu nunca ouvi cantaroes de Angola, Portugal, EUA a engraxarem os seus presidentes. Que me corrijam!
Zicomo
A questão me fez lembrar a representação do mundo nos mapas, onde, muitas vezes, a Europa é vista quase do tamanho da África, o que sabemos é impossível. Aqui, um link interessante sobre o tema: http://noticias.sapo.pt/magazine/846161.html
Abraços.
Sandra.
Eu tambem " vos escrevo" para "vos alertar" que o nivel cultural é realmente baixo,mas não é só ( e infelizmenten Brasil) mas na educação a nivel superior em Moçambique.
Não só pessoal, tenho visto nas novelas África é o espelho o sofrimento, da maldade até o centro de corrupção e ditadura mesmo havendo países africanos exemplose de estados de direito democrático!
Quando no Brasil se desconhece que Mocambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo-Verde são 5 diferentes países de expressão da língua portuguesa, quem é o culpado? Afinal o que a CPLP faz? Não divulga as culturas e muito mais dos países membros?
É sempre tem que existir onde comecar e isso é nos programas de ensino e intercâmbios culturais.
CPLP Reflectindo?
Zicomo
Enviar um comentário