23 agosto 2010

"Também Deus se corrompe?"

Da carta de um leitor inserta no "Notícias" online de hoje: "(...) As igrejas actuais são centros de competição. Em alguns casos deve preparar o bolso dos dízimos. Também Deus se corrompe? Parece que sim! Continuam a gozar o pobre miserável porque dizem: “tu pobre não te irrites quando alguém enriquece porque nada levará consigo quando morrer”. (...) A igreja hoje em dia não passa de um negócio, basta qualquer pessoa pegar na Bíblia começar a dizer que Deus existe e somente ali. Afinal onde vive tal Deus? Alguns dirigentes das igrejas incutem nos crentes que ao dar a Deus o dinheiro de dízimos Deus vai dar mais em recompensa. (...)"

10 comentários:

V. Dias disse...

Repito:

"Quando o ouro entra pela porta das catedrais, sai a fé pela janela." Hernani de Carvalho

Zicomo

ricardo disse...

A Deo rex, a rege lex...

Ab intus enim de corde hominum malae cogitationes procedunt, adulteria, fornicationes, homicidia, furta, avaritiae, nequitiae, dolus, impudicitiae, oculus malus, blasphemia, superbia, stultitia. [Vulgata, Marcos 7.21-22]

Abdul Karim disse...

Voce 'e mesmo da CIA,

As vezes fala alemao, as vezes frances, outra vezes italiano, agora parece latin,

Eu vou comecar a estudar linguistica, pra ver se te entendo.

V.Dias disse...

Karim,

O que é que o alcorao diz sobre isso?

Tive duas ou tres disciplinas sobre o islamismo (Al-Andalus, Estudos arabes e Arqueologia Arabo-Islamica) muito interessantes.

Penso que as universidades do pais bem podiam adoptar nos seus curriculos cadeiras semelhantes. O que é que achas???

Zicomo

Abdul Karim disse...

No Islam, Deus nao pede dinheiro, pede pra voce dar com a suas maos a quem mais necessita, a mesquita pode encaminhar as suas doacoes, mas o certo 'e voce dar directamente e garantir que o que voce deu, chegou ao mais necessitado.

Nas cheias de 2000, bashir era presidente da comunidade mahomentana e eu fiz a doacao de 700 milhoes em roupa que foi roubada,e apareceu no mercado de maputo 'a venda, e o bashir comecou a fugir de mim, porque eu andava atraz dele pra lhe pedir satisfacoes, o Ahmad Camal, o Amirudin, o Maulana Nazir, os Seedat's conhecem o caso, alias houve um esforco da comunidade muculmana ( Maulana Nazir ) para recuperar-se o que foi roubado na comunidade do bashir, e recuperou-se alguma coisa, e apartir dai as minha relacoes com os lideres religiosos muculmanos passou a ser bastante boa, obviamente com excepcao do bashir,

Mas o erro foi meu, eu devia ter dado com as minhas proprias maos, e nao confiar no bashir.

Eu acho que devia de haver Religiao e Moral desde a primaria, e se calhar alguma cadeira de teologia,ne secundaria ou ensino superior,

'E complicado, os talibans tambem sao estudantes do Islam, no entanto muitos deles usados pelos mestres teologos e encaminhados para uma senda violenta "de Deus",

Eu nao procuro violencia no alcorao, procuro solucoes praticas e justas, e encontro-as sempre,

Mas 'e dificil opinar sobre educacao no seu todo, nos temos gente capaz de decidir se vale a pena ou nao.

ricardo disse...

Ola...

Voltaram os surtos Karim?

Vamos la, acalme-se.

Abdul Karim disse...

Estou calmo Ricardo,

No cativeiro calmo, mas conheco cada um dos bandidos que ai estao, e o mais engracado 'e que eles tambem me conhecem e sabem que eu nao os tolero, nao tenho medo deles, e nao lhes vou largar.

Abdul Karim disse...

Em relacao aos talibans e o entendimento da religiao muculmana recomento um filme "international oscar winner" de producao Pakistanica :

Khudah Ke Liye

em portugues- Para Deus,

Contestado no Pakistao e o primeiro "blockbuster" Pakistanico na India.

Anónimo disse...

Caro Abdul,
Havia disciplina de "Moral e Religião" no ensino secundário, também no primário.
Quando veio a Frelimo, devido à política do marxismo-leninismo, isso tudo acabou.
Não quero entrar em pormenores quanto ao que se passou no que concerne à perseguição dos cristãos, eu era ainda muito jovem, mas vivi ainda certas coisas. Não vivo no passado, já deixei isso tudo para trás, mas que ninguém me venha dizer que isso não existiu, nunca aconteceu, pois isso faz parte da história verdadeira de Moçambique, que um dia ainda ainda vai ser escrita tal e qual como se passou.
Cada um pode interpretar a Bíblia ou o Quran conforme entender, para seu próprio benefício ou conveniência.
Deus é um Deus de bondade, Satanás é que é o Princípe das Trevas.
Maria Helena

umBhalane disse...

As aulas de educação cívica são bem melhores - normas de conduta, o saber viver em sociedade, consciencialização dos deveres, apreço pelo trabalho, pela organização, pelo método,...longos caminhos a percorrer.

E será que isto interessa?