26 agosto 2010

Três perguntas aos leitores

De acordo com o "O País", o Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão das Participações de Estado, Hipólito Hamela, "confirma a intenção de venda de acções na empresa Moçambique Celular - Mcel. Hipólito Hamela disse que a pretensão não está ainda decidida, mas tendo revelado apenas que a venda de parte das acções nesta operadora de telefonia móvel, vai permitir que os moçambicanos emponderem-se."
Três perguntas: regularmente a Mcel aparece como uma empresa de sucesso, multiplicando-se em copiosos anúncios pelos jornais. Como sou ignorante no ramo, permito-me colocar aos leitores as seguintes três perguntas: (1) Se é uma empresa de sucesso, o que significa vender acções?; (2) Qual o súbito interesse em "empoderar" os Moçambicanos? (3); De que Moçambicanos se trata?

10 comentários:

Anónimo disse...

(3); De que Moçambicanos se trata?
Prof. gostaria de responder a pergunta acima
R:Estão falar dos Moçambicanos donos da INSITEC, aqueles q~ue compram tudo nesnte PAÍS.
Não vejo outros Moçambicanos com o poder de fazer isso.
Mário Lithuri

V. Dias disse...

Também eu não entendo patavina desta matéria em causa. Talvez o Karim, empresário de sucesso!

Por isso mesmo pedi a intervenção neste diário dos meus "chamuales" economistas Drs. Lourenço Veniça e I. A. Aiúba, pena que os afazeres deles, infelizmente, os impede de cá estar. Há défice de economistas.

"Na falta de carne o leão come capim", dizia a minha mãe. Pois é, pessoalmente espero o comentário frelimista Sr. Basílio Muhate, para me tirar da ignorância.

Uma coisa, porém, é certa: Hamela fez tanto barulho e conseguiu um lugar como PCA, depois de uns tempos à deriva. Agora que lá está já começou a aprontar!!!

A Dra. Alda Romão Saúde (saudades desta professora) dizia e eu cito "a classe activa no país está amarrada ao poder, dificilmente funciona sem o ele". Concordo!!!

Zicomo

PS: Os meus pêsames à família de Nataniel Macamo, ilustre pedagogo dos tempos que "passei" pela ACIPOL.

Anónimo disse...

As acções são títulos representativos do capital social duma soceidade (mcel).Neste caso as acções são detidas pelo Estado e que as pretende vender. Na transacção não haverá nehum fluxo financeiro para a mcel (a não ser que fossem emitidas novas acções para venda ao público). Os que vão comprar as acções passam a ser accionistas da mcel e passarão a ter direito de receber dividendos (lucros distribuidos) e de participar nas assembleias gerais da sociedade.
E estando as acções cotadas em bolsa, se os accionistas assim o entender, mais tarde, podem vender esses títulos. E se o preço estiver em alta, vão realizar mais valias (diferença entre o preço de compra e o preço de venda).

ricardo disse...

Professor,

Comprar e vender accoes e parte das regras de jogo do mercado. Poderia ate ser para suportar futuros investimentos da MCel, ou sustentar suas linhas de choque a entrada de uma terceira operadora movel no pais. Poderia ser qualquer coisa.

Digo poderia, porque na verdade, o sr. Hamela - com escola feita na USAID - esta la colocado para desfazer-se do enorme patrimonio estatal. E uma orientacao do Capital Internacional que o Governo acatou, por ser uma maneira de um estado falido, e ja sem o balao de oxigenio MBS, amortizar suas dividas pelos mandados de privatizacao. Explico-me melhor, nomear alguns empresarios expatriados como avalistas locais de alguns paises doadores ou ate irmaos. Mas ladino que e, nao poderia deixar de perder o devido sentido de oportunidade para abocanhar alguns milhoes para o "sistema". E preciso diversificar as FONTES, porque o OGE - o Cambaza assim nos mostrou - esta cada vez mais distante do saco azul. E o SISTAFE complica...

Mas tambem ha as parcerias publico-privadas de quem ninguem fala, ja se pensou nelas? Veja-se o caso SEMLEX, o que acha de tudo aquilo?

Abdul Karim disse...

Viriato,

Empresario de sucesso ? eu ? nao ! 'e salimo abdulla, guebuza e malta deles.

Eu nao sou financeiro, mas vou tentar explicar,

1- Esta vender accoes porque precisa de capital, ou porque alguem quer parte das accoes e esta forcar, possivel em funcao do habito dos hipopotamos e gulopotamos,

2- o Estado esta descapitalizado, Mcel 'e uma empresa condenada, vai desparecer, entao encaixa-se capital com uma empresa que vai ao fundo, e transfere-se o risco para os acionistas, assim tenta-se manter a maquina partidario-governativa a rolar enquanto se tenta buscar solucoes na "diplomacia" como diz o baloi, pra "secura" que anda por ai, nao se quer empoderar ninguem.

3-sao mesmos "mocambicanos" de sempre, hipopotamos e gulopotamos, que sempre comem-se e mordem-se entre eles, por sao os unicos donos do capital, ja que Povo nao tem e nem nunca teve capital,

As vezes nao ter sucesso, nao ter capital, 'e Graca Divina, 'e felicidade, so poucas vezes, mas 'e.

Abdul Karim disse...

Viriato, Meu Mano Xingondo,

Conselho de borla, mahala, free,

Diz a familia pra nao comprar essas accoes, o preco dela nao vai cair, vai zerar,

Contabelisticamente significa ficar 0 (zero).

E se tiverem algumas accoes ou titulos 'e melhor vender rapido, porque titulos mocambicanos estao valendo menos do que agua.

V. Dias disse...

Karim, obrigado pela explicação.

Chamuale Karim, um professor meu do 12 ano na Escola Francisco Manyanga cujo nome de momento ignoro, disse-me o seguinte:

"Viriato, sempre que ouvires alguém usar termos técnicos que seja do pleno desconhecimento da maioria das pessoas, é porque anda aí trafuchices".

A minha conterrânea Luísa Dias Diogo, lá do Bairro Massingir percebeu cedo esta tácnica e técnica, depressa colocou a nossa Oposição a dançar lambada. E que lambada meu Deus! Guerrilheiros que acabavam de sair das matas, ficaram tontos ao ouvir a então primeira-ministra falar de PIB, inflacção, etc.

Karim, equipa que se ganha não se mexe. Foram mexer justamente a Mcel!!! Não conseguem colocar fábricas falidas a funcionar... Há gato aí, é ou não é Samora?

Venha daí mil explicações, eu fico mais ignorante. Mais burro. Mais aselha. Em Portugal assuntos desses param no parlamento, na justiça, enfim, o povo é chamado a assitir, nem que seja para dar "chupa-chupa" envenenados para, objectivamente, dormimos de néscio. Nada. Nos enganam à luz do dia.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Meu Mano Xingondo,

Nao te procupes com fabricas falidas, os PIB's das gulopotamos e tecnicidade dos xiconhocas,

Pensa nas industrias que se vao poder construir,

Indutria textil gera muito emprego, e eu acho que vai poder-se encontrar alguns empresarios honestos de Boa Fe, para criar algumas Industrias Novas.

Vamos Produzir ! Vamos Produzir ! Vamos Produzir !

Anónimo disse...

O melhor é entregar tudo aos chineses...

Anónimo disse...

sim e levamos uns golpes de karate de bacela