24 agosto 2010

Os Moçambicanos são preguiçosos? (3)

"Deus chama cada um para uma vocação cujo objetivo é a glorificação de Deus. O pobre é suspeito de preguiça, a qual é uma injúria para com Deus" - João Calvino
Mais um pouco da série.
Escrevi no número anterior que a ocupação militar iniciada em 1886 deu início a uma nova era, a era das companhias e das plantações, de par com um Estado crescentemente cioso da cobrança de impostos. Foi nesse contexto - acrescentei - que o epíteto preguiça iria ser produzido e sistematicamente reproduzido.
A ocupação militar foi, essencialmente, obra de milhares de cipaios e de algumas centenas de soldados, sargentos e oficiais portugueses. Essa ocupação foi de par com a ocupação da motricidade dos corpos colonizados. Com efeito, ao modo de produção de camponeses e guerreiros foi contraposto um modo de produção que tinha nas grandes plantações e no regime de tarefas os seus eixos principais. Os documentos coloniais estão cheios de relatórios e de notas sobre o adestramento dos corpos para produzirem, por exemplo, coco, copra, sisal, algodão e açúcar. Prosseguirei mais tarde.
Já agora, a propósito de preguiça, leiam aqui um texto cujo cabeçalho é este:
(continua)
Nota: recorde uma série inacabada aqui.

2 comentários:

V. Dias disse...

Karim,

Pode responder a esse PCA?

Zicomo

Abdul Karim disse...

Eu acho que todos os Jovens desempregados devem procurar a ele ( PCA ) pra resolverem o problema de auto- emprego,

E depois saiem todos juntos pro auto-emprego, acho que ele tambem esta cansado do emprego,

Tenho fe, todos juntos vao conseguir auto- empregar-se.