E termino esta série.
O quadro social do Xiquelene, mostrado pelo jornalista Sérgio Macuácua, é, como outros, susceptível de provocar sismos xenófobos. Uma situação de precaridade social é propícia à catarse e à busca de bodes expiatórios caso certos factores (de per si ou conjugados) ocorram. Intervenções policiais precipitadas podem constituir um desses factores. Este ano tenciono fazer sair um livro cujo tema é formado pelas representações sociais dos Moçambicanos em relação aos estrangeiros e destes em relação àqueles. Clique com o lado esquerdo do rato sobre a imagem para a ampliar.
Adenda 1: confira, neste diário, as minhas séries com os títulos Os efeitos da borboleta social na África Austral, O papão "nigeriano" que deixa vermes nas mulheres em Maputo, Notas sobre xenofobia e Eles e nós: representações sociais num bairro de Maputo, respectivamente aqui, aqui, aqui e aqui.
Adenda: segundo a BBC, uma multidão pilhou lojas de estrangeiros na província do Cabo, a sul da África do Sul (e não a Norte, como escreveu a agência, observação de um leitor). Confira aqui.
(fim)
6 comentários:
Prof.
Segundo a RM noticiario das 12 30 de hoje a Assembleia da Republica ja esta completa com a tomada de posse do deputado 250 ou seja Manuel Perreira, da Renamo.
Mario Litsuri
Obrigado pelo informe.
Caro Prof.
a Provincia do Cabo fica mesmo no Sul da RSA. A BBC anda com as coordenadas um pouco avariadas...
Bem haja
J.Assane
Obrigado, já corrigi.
Na verdade, Noord-Kaap fica a noroeste da RSA. E governada pelo ANC.
A proposito, em Nelspruit, os Mocambicanos sao muito bem vistos pelos locais, que ate ja arranham na Lingua de Camoes e por vontade propria...
Adivinhem porque?
Percebi...
Contra a Indiferenca, Movimento Nacional Contra Linchamentos em Mocambique, JA!
Que comece a recolha de assinaturas. Que se registe em Cartorio. Que se faca a campanha!
Boa Ideia. Mas sera que a morte psicologica de uma crenca e a chave para a sua erradicao? Logico que nao. Por isso, assumamos isso como um grupo de pressao junto dos verdadeiros responsaveis pela extincao do fenomeno.
E os detonadores que se ligam aos rastilhos xenofobos, nao contam? Tomemos como exemplo o discurso da FRELIMO em 1975 contra o Tribalismo. Hoje, pode-se assumir que essa ideia "Tribal" foi completamente erradicada do nosso "EU"? Muito pelo contrario. Agora e tese muito apelativa.
Eu gostaria de lembrar que ate 1965, a segregacao racial foi LEI em alguns estados do sul dos EUA e os linchamentos parte desse quotidiano, quase 50 anos apos 1919. Foi Lyndon Jonhson quem DEU o passo decisivo instituido a verdadeira igualdade entre os cidadaos americanos (Estranhamente, e o Presidente mais "esquecido" na memoria dos americanos). E por essa altura, a Democracia americana estava consolidada e municiada dos respectivos instrumentos de Justica.
Mas por algum lado ha que se comecar. Quanto mais cedo, melhor.
Enviar um comentário