17 janeiro 2010

Sobre o Prédio Pott




Prédio Pott (de Karel Pott), esquina entre as avenidas 25 de Setembro e Samora Machel, em plena baixa da cidade de Maputo, ardido em 1990, nome do advogado que foi, com os irmãos Albasini e Estácio Dias, um dos fundadores em 1918 do jornal "O Brado Africano". Habitam-no jovens sem-tecto e outras figuras da baixa maputense. Recorde aqui e aqui. Pode ampliar as fotos clicando sobre elas com o lado esquerdo do rato. Fotos por mim tiradas ontem de manhã.
Adenda às 8:56: recebi de um administrador da empresa Gringo um email no qual afirma "a nossa vontade (GRINGO) em investir no Prédio Pott de modo a conservar e valorizar o património historico da cidade de Maputo."

6 comentários:

Abdul Karim disse...

Tenho a certeza que o predio Pott ficaria novinho... tao novinho como o era, em 1918...

ricardo disse...

Nao sera a mesma coisa. Mas ANTES ISSO do que um mamarracho em ruinas...

Penso que a questao da Vila Algarve caminha nesse sentido, so nao sei que se fara la.

ricardo disse...

Mesmo assim, nunca e tarde recordar isto...

http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2009/03/prédio-pott---a-agonia-de-um-símbolo.html

As incriveis fissuras de um "Sistema" que so assusta quem ja nasceu para ser assustado. Imagine-se agora o que seria um sismo de 7.0 na escala de Richter?

Rir e o melhor remedio.

jpt disse...

Isso é uma belíssima noticia

pikintushu disse...

Acho que com o novo governo, onda a cultura voltou a merecer um tratamento especial, criando-se o Ministério da Cultura, A gestão do nosso património histórico-cultural vai tomar outro rumo!
Faço votos para que assim seja!

Anónimo disse...

~"...Acho que com o novo governo, bla bla bla - cultural vai tomar outro rumo!"...

He He He ainda há quam ache que o governo está para trabalhar? já viram a composição do novo governo? aquilo é um governo para fazer política não para servir o povo. a presidente eleita da assenbleia e a chefe da bancada já leram a constituição? julgo que não, apenas foram bem posicionadas para a aprovação de leis benéficas para alguns.

A questão do prédio Pot e da vila algarve vai ser tratada sempre da mesma forma não fazer e não deixar fazer até que um dia virão os Bons tipos da INSITEC e do BCI tomar as instalações e tranformar as ruínas em torres pra fazer mola pro chefe e "PRONTO CABOU" como dizia minha avô.