12 julho 2008

ONU: não haverá sanções contra regime de Mugabe

A Rússia e a China vetaram ontem uma resolução das Nações Unidas tendente a impôr sanções ao regime de Robert Mugabe. Na imagem, Mugabe e Arthur Mutambara, líder de um grupo dissidente do MDC. Confira aqui. Até ao momento em que escrevo, o jornal governamental zimbabweano The Herald ainda não se manifestou sobre o veto. Se quer ler em português, use este tradutor.
Nota: hoje mesmo farei aqui um comentário.

13 comentários:

Anónimo disse...

Shame

Carlos Serra disse...

Pois é...

Anónimo disse...

Os apóstolos da desgraça chumbaram. Chumbarão ainda mais quando o povo do Zimbabwe se entender e aquele país se pacificar e estabilizar.
Se dependesse deles aquilo lá ardia para continuarem a ter o que "criticar"
Hambene

Anónimo disse...

Ao menos esses apostolos da desgraca deixam os que com eles nao concordam emitir suas opinioes sem atribuir-lhes nomes feios. Aqueles que nalgum dia disseram que era a terra que gorava em torno do sol foram considerados apostolos da desgraca e muitos deles foram assados vivos.

Reflectindo disse...

Prof Serra não mentiu quando disse que nascera um novo termo "apóstolos da desgraca".

Ora vejamos, a China e a Russia são assim mesmo, não é? Foi assim mesmo com a Jugoslávia de Slobodan Milošević e mesmo no Sudão. Como agiriam diferentemente agora com o Zimbabwe?

Só um cego, é quem desconhece o interesse de todos os que estão no Conselho de Seguranca da ONU. São todos comerciantes, não são? Onde um perde o terreno o outro ganha. A China por exemplo, veio com navio de armas para abastecer o déspota Mugabe durante a preparacão do golpe de estado, não foi?

Haverá quem ache que a China e Russia estão interessados pela paz no Zimbabwe e na região?

Há muitos que desviam o assunto. A questão aqui é Mugabe e o seu truque. Será que devemos a partir de agora considerar os pró-Mugabe que gostariam que as próximas eleicões em Mocambique fossem como as do Mugabe/2008? Ou ainda, é este tipo de eleicões que estão a preparar os apóstolos da felicidade?

Reflectindo disse...

Antes de eu sair gostaria de parabenizar o último anónimo.

Os que assaram vivos os seus críticos em M'telela são apóstolos da felicidade. Agora a questão é felicidade para quem?

Anónimo disse...

Rússia e China não vetam o Zimbábue porque têm interesses com ele. Os chineses vendem armas aos montes e não ligam a mínima para a população do país, que será a mais prejudicada.

Xiluva/SARA disse...

Os VambeneTembe vão multiplicar-se, vão ver, felizes com a política sangrenta de cacete e cenoura...

Sir Baba Sharubu disse...

Prezado Senhor Hambene,
Sera que voce vai ajudar os milhares de cidadaos ZIM que sofrem de fome e que ja comecaram a fugir para os paises vizinhos?
Sera que voce vai oferecer alojamento, emprego e proteccao para esses refugiados?
Falar é barato.
O que é que voce fara quando nao tiver um tecto e estiver sofrendo de fome?
Sera que voce vai continuar a exultar o maravilhoso trabalho que Robert Mugabe e seus acolitos providenciaram para os cidadaos ZIM?

Anónimo disse...

...é de recear pelo futuro, o que está a acontecer com o Zimbabwe é o espelho do que poderá acontecer aqui...
Estes srs satisfeitos com o veto não percebem que o veto não muda asituação do Zimbabwe para melhor,antes pelo contrário, vai fazer com que tudo se complique ainda mais.
As garras da ditadura vão se apertar mais e a vida naquele país vai ficar impossível...

Pensar que Tsangirai vai ficar sentado a assistir é pura demagogia.
Os valores da liberdade não tem preço,e esse senhor sem passado de guerrilheiro,pelo sofrimento do seu povo já fez o suficiente para ser considerado um herói....
O tempo dirá e esperemos estar aqui para ver estes srs. de sangue frio , a meter a viola no saco...e a ir cantar para outras ,cada vez menos freguesias,de governos da sua estirpe !!!!
LIBERDADE ,LIBERDADE,LIBERDADE!!!!
a tecla já está mais que cansada...mas poquê tanta simpatia por Mugabe,porquê ?????

Anónimo disse...

Claro, a Rússia e a China não querem a felicidade dos zimbabweanos. Os americanos e os británicos é que são uns anjos. Tão preocupadinhos conosco!

Caro Sir Baba
Deixem os zimbabweanos tranquilos, que eles vão resolver os seus problemas. Eu sou daqueles que querem que aquele paíz encontre rapidamente a harmonia social.

Aos que ficaram preocupados com o reconhecimento fa FRELIMO
Não vi nenhum deles a indignar-se quando a totalidade da imprensa britânica proclamou em parangonas "Vencemos!". Isso foi quando se estavam a publicar os resultados da primeira volta.

Nenhum deles se indignou com a famosa carta do Premier Britânico, enviada ao senhor Tsvangirai.

Mavihane Tembe

Anónimo disse...

Oh Tembe, não vês a diferenca entre a primeira volta e a segunda?

Anónimo disse...

Claro que vejo. Na primeira volta também se gritou fraude, até se ter a certeza de que o MDC tinha ganho as legislativas. Aí é que a gritaria parou. Quer um exemplo: Este blog mesmo.

Qualquer eleição que seja ganha por Mugabe será considerada fraudulenta. Qualquer eleição que seja ganha por Tsvanguirai será considerada livre e justa.

Foi reportada extensiva violência na primeira volta das eleições. Mas nem por isso apareceu alguém a sugerir que o processo fosse considerado inválido.

Mavihane Tembe