"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Avanço na série, mantendo-me ainda no terceiro ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses que carecem de pesquisa.
3. Representações tradicionais sobre ensino e sobre qualidade do ensino. No número anterior dei-vos conta de algumas das imagens mais constantes sobre a qualidade do nosso ensino. Especialmente tndo em conta os níveis primário e secundário, essas imagens são produzidas e reproduzidas a partir de pelo menos cinco fenómenos frequentemente referidos pela imprensa: (1) aulas ao relento debaixo de árvores, (2) edifícios em más condições de conservação, (3) professores mal pagos, (4) salários em atraso constante em certas províncias e (5) pequena corrupção.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
Avanço na série, mantendo-me ainda no terceiro ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses que carecem de pesquisa.
3. Representações tradicionais sobre ensino e sobre qualidade do ensino. No número anterior dei-vos conta de algumas das imagens mais constantes sobre a qualidade do nosso ensino. Especialmente tndo em conta os níveis primário e secundário, essas imagens são produzidas e reproduzidas a partir de pelo menos cinco fenómenos frequentemente referidos pela imprensa: (1) aulas ao relento debaixo de árvores, (2) edifícios em más condições de conservação, (3) professores mal pagos, (4) salários em atraso constante em certas províncias e (5) pequena corrupção.
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)
3 comentários:
Os problemas apontados são reais, basta recordar o último número do jornal 'faísca' aqui disponibilizado.
Sem dúvida que são infelizmente problemas reais.
Lá estou rindo-me com o "encino"...
Enviar um comentário