O movimento amplia-se não só para muitas outras cidades americanas, como também para cidades europeias, congregando apoios de sindicatos e confederações. Aqui e aqui. Uma mensagem atribuída ao linguista Noam Chomsky, aqui. Para traduzir, aqui.
Adenda às 7:20: CNN aqui.
Adenda 2 às 11: International Business Times, aqui.
Adenda às 7:20: CNN aqui.
Adenda 2 às 11: International Business Times, aqui.
6 comentários:
Alguns disseram que Marx era louco, acusando-o de não saber o que dizia.
Mas o capitalismo depressa mostrou seu voto.
Tudo isto está a acontecer nos EUA e não se trata de Bin Laden, e sim a má gestão e o desenfrear dos valores da sociedade.
E ainda não pacíficas, não sabemos se o estômago do povo vai aguentar por muito tempo ser abastecido de discursos de esperança quando os políticos vivem à tripa-forra.
E agora? Esperar que esta 'sarna' não desça para outros territórios (africanos) porque a mangueira e a água pode ser pouca para tanta fogueira. Disse
Zicomo
Repito o que já escrevi: interessante que a nossa imprensa não se refere ao fenómeno.
E tudo começou apenas com algumas dúzias de pessoas...
Hoje devia haver uma grande manifestação.
Aquilo vai ficando mais quente, os jovens estão fotografando a actuação da polícia.
O movimento agora tem um novo nome: " Occupy All".
Mas ha uma coisa que e preciso esclarecer. Andam por ai alguns cavalheiros aos gritos a falarem de MARX como mentor ideologico destes movimentos. Nao nos equivoquemos. Quem esta na rua e na internet sao cidadaos que estao contra a ganancia do capitalismo actual. E preciso perceber bem as diferencas entre esta crise e todas as outras que lhe antecederam.
Por exemplo, em 1929, o crash bolsista afectou todas as faixas raciais e economicas da populacao mundial. Ja nesta nova crise, o crash foi causado por alguns especuladores (vivem de rumores - vulgo fofoqueiros) financeiros e afecta hoje essencialmente a classe media mundial. Por isso, e que a vemos na rua. De tal modo, que a mesma sente-se ameacada de extincao se o quadro actual nao se alterar. Justamente, por que nao e moralmente aceitavel, nem fiscalmente justo, que: (1) os que desencandearam a crise, ganhem dinheiro com confusao que criaram; (ii) os que podem contribuir para pagar as dividas da classe media, sejam isentados desta obrigacao. Isso e que a GANANCIA do capitalismo imoral dos nossos dias que leva as pessoas para rua prostestar. Nao se trata de nenhum apelo para uma nova revolucao de Outubro em Washington. Pelo menos, e o que percebo da maioria das intervencoes publicas que ja ouvi e li. Mesmo porque, o fundamento de MARX e por uma sociedade sem classes. Uma verdadeira utopia.
Enviar um comentário