24 outubro 2010

Graça, Marcelino e Rebelo: a frente crítica (1)

Nos últimos tempos, três veteranos da Luta de Libertação Nacional e proeminentes membros da Frelimo, designadamente Graça Machel, Marcelino dos Santos e Jorge Rebelo, têm feito severas críticas à gestão do país e ao tipo de dirigentes que temos, o que, em última análise, representa uma crítica frontal ao seu próprio partido (recorde aqui, aqui e aqui). Como que reassumindo os valores samorianos, surgem politicamente enquanto paladinos de um certo tipo de vida, enquanto cavaleiros locais da Távola Redonda. De que maneira podemos analisar a frente crítica que os três formam, esse fenómeno único na história política do país, essa maneira de colocar de frente problemas que vários ou muitos gostariam que fossem unicamente discutidos no anfiteatro partidário? Que significado futuro poderá ter essa frente crítica, essa frente que parece regressar à luta das duas linhas, para usar uma expressão histórico-oficial?
(continua)

12 comentários:

Abdul Karim disse...

Nao sei se o fenomeno tera significado futuro,

Podera ser despertar dum sentimento patriotico adormecido, ao aperceber-se que se nao houve nada que fosse possivel "herdar-se do colonialismo", tambem hoje corre-se o risco de toda uma geracao de "libertadores" nao deixar qualquer heranca para as geracoes vindouras,

Alias no ritmo actual da coisas, existira uma heranca negativa, um passivo, que as geracoes vindouras poderao ter que pagar por erros cometidos pelos 'libertadores".

Nesse contexto, essa critica, demonstra alguma preocupacao de "alguns libertadores" em nao deixar a miseria material e moral, como seu legado.

'E um direito que lhes assiste, podera ser a demonstracao duma vontade de concertar, um nao aceitar da presente situacao do Povo, e um possivel "rebuild" moral e etico do pais,

Sera importante observar a consistencia dessa frente, e dar a chance deles mesmo poderem contribuir da melhor forma para tambem o seu Povo, tambem a sua historia, e principalmente o seu legado.E se for o caso, entao 'e louvar a atitude deles, e no fim do dia, 'e de respeitar tambem, independentemente das diferencas de pensamento que cada um possa ter no que toca a preferencias partidarias e opcoes para o sistema ideal para o pais.

A ver vamos, se sao mesmo ventos de mudanca ou apenas uma brisa passageira sem qualquer significado.

Anónimo disse...

A única possibilidade dessa "frente crítica" produzir algum resultado é fundar um partido novo.

Abdul Karim disse...

Seria entao a "FCM", Hain ?

Frente Critica de Mocambique - FCM

Criativo e Inovador.

Renamo deu Luz ao MDM,

Frelimo daria luz a FCM,

Evolucao politica do pais, numa versao democratica onde a critica 'e indispensavel, e o mais construtiva possivel,

Ai historia contemporanea de Mocambique poderia comecar a ficar mais atraente.

Tambem esses "alguns libertadores" teriam conseguido de forma mais criativa, moderna e evoluida, passar um exemplo positivo e bonito, daquilo foi a vida deles na construcao duma nacao.

Havia de animar, na AR.

ricardo disse...

A Leste, nada de novo...

Abdul Karim disse...

Ricardo,

Assim estas a desanimar o Professor,

Ele esta esperancoso nestes madalas conhecidos dele, ele esta pensar que sao todos como ele,

Curtimos um domingo de sonho. Um domingo imaginario.

Ao menos o Professor, Nosso Presidente Honorario Vitalicio,vai dormir esperancoso num domingo de final de Outubro.

Agora imagina daqui a 30 anos na AR, o dialogo de luta democratica entre MDM e FCM :

- Foi o partido de onde voces nasceram o culpado da nossa miseria !
- Mentira ! foi o partido donde voces nasceram !
- Nos nao nascemos da renamo ! mas voces nasceram da frelimo !
- Nao ! Nos nao nascemos da frelimo, voces 'e que nasceram da renamo !
- Nos nascemos pra mudar mocambique !
- Mentira ! Nos 'e que nascemos pra mudar Mocambique !

E a vida continua... igualzinha eternamente.

umBhalane disse...

Estou de esperar a implosão, grande como a do Krakatoa, mas como a do paiol, também serve.

Porém, cheira-me a manobras de diversão, para os incautos "pensarem" - afinale há "democracia" na frelimo!!!

E digo mais:

"A leste, nada de novo".

fenix disse...

Complicado analisar a situação com base na atitude quando não se tem acesso aos dados todos nem se compreende as mecanicas e dinamicas, e cada um deles deve de ter o seu pensamento individual.

Mas assim só e de acordo com os seus prencipios Politicos penso que na medida da sua adesão á causa da libertação do povo Moçambicano ás ideias ideais e pensamentos subjacente á personalidade estara o seu interior neste momento em relação ao actual estado do Pais.

Eu pessoalmente aplaudo a postura deles e sou solidario com a sua apreenção em relação ás realidades.

Quanto á situação em concreto não é muito dificil uma vez que está a vista e é estupida desumana e absurda,só não vê quem não quer pois independentemente do sistema a Frelimo tinha Prencipios,

Libertar o Povo Moçambicano do jugo colonialista Portugues.
Acabar com a Exploração do Homem pelo Homem.
Colocar Moçambique no Caminho do Progresso.
Ajudar os povos oprimidos a atingirem os seus superiores interesses.

Quanto aos comentarios anteriores.

Eu pessoalmente penso que todos eles nasceram do Sistema do Gungunhana (muitos jovens filhos e filhas daqueles que lutaram nesses dias que cresceram e se reuniram para falar sobre eles) que deu origem ao gremio africano e á associação africana etc de onde sairam as diversas tendencias filosoficas á conjugação de esforços(nas diversas vontades politicas) que deram origem a Frelimo.
Que por sua vez se refragmentou no multipartidarismo, todas estas fases são importantes sendo que a mais importante seria a do Gungunhana(na defesa dos seus interesses propios e na recusa de entrega a uma potencia estrangeira dos seus considadãos) segunda fase definição de grupos , pensamentos e estrategias, 3 fase luta de libertação, 4 fase construção de um sistema democratico, 5 Implementação de um sistema de justiça social e solidadario para com os mais desfavorecidos na cobrança de impostos e redestribuição da riquesa. parece que estamos no prencipio, e sempre no prencipio(talvez seja mesmo uma questão de prencipios ou amor á Patria se assim for é educação para a cidadania que falta).

Nunca foi uma pessoa depois outra e depois outra(sempre foram as mesmas pessoas ao longo dos tempos)
eu pessoalmente conheço duas estrategias politicas que funcionam
1- Dividir para reinar"Impor"(quando á acumulação de riquesa)
2- Unir para governar"conquistar" (quando á pobresa)
Tudo o resto é treta ou trincas


Any system of religion that has anything in it that shocks the mind of a child, cannot be true.
~Thomas Paine

ricardo disse...

O Estranho Caso de Benjamin Button e so um e ate ganhou um Oscar. Mas trata-se de ficcao e nao de realidade.

O resto sao tricas & futricas...

Unknown disse...

"Não hesitaremos nunca em expor perante as massas as acções cometidas contra elas"

IVO GARRIDO É vítima desta prática!... quem mais se atreve???


Abdul K., um dia dizia ao actual vice-ministro da justiça, num debate sobre corrupção no país, “que o problema é falta de referências em “Africa em geral e em Moçambique em particular”

Hoje, o Rebelo mostra um outro problema, se Samora e Mondlane são referencias, dá para segui-los? Qual será o nosso destino se assim o fazer? quem quer estar na pele do Garrido e Comiche hoje?

Abdul Karim disse...

Chacate,

a nivel de referencias nos temos varios problemas:

1- as referencias positivas passadas que tivemos casos de Mondlane, Machel, Cardoso e Siba-Siba, desencorajam seguimento pelo fim violento que tiveram.

2- referencias positivas ligadas ao partido no poder, desencorajam seguimento porque sao acantonadas

3- outras referencias positivas fora do partido nao sao reconhecidas

Em Contrapartida sao promovidas referencias que nao trazem bons exemplos:

1- Musicos de baixo nivel sao promovidos no sentido de marketing

2- "Politicos" sem prespectiva nao saem dos jornais e televisoes e sao considerados pela media "politicos de primeira",

3- Empresarios de caracter duvidoso sao considerados pela media como "empresarios de sucesso" .

Isso sao apenas alguns exemplos, como consequencia temos um sistema de producao de referencias invertido em que ao invez de promoveram crescimento e conhecimento na sociedade, promovem decrecimento e conhecimento negativo,

'E ai onde acho que Rebelo identificou bem, e ele sabe bem como trabalhar isso tambem em funcao 'a sua experiencia na informacao na tempo do Machel, onde para alem da propaganda politica, tambem eram vinculados valores positivos para a sociedade no geral,

'E muito importante o Rebelo na estrategia de comunicacao do estado, pela experiencia que tem nessa area, so nao sei se ele esta hoje disponivel para fazer uso de todo o conhecimento que tem nessa area, e se ele estiver disponivel, a situacao pode melhorar consideravelmente para a sociedade.

fenix disse...

Se por O Estranho Caso de Benjamin Button se entende "Obama" então digo já que não tem nada haver por um lado foi uma coincidencia por outro uma necessidade a de o ocidente se reinventar e o de o 3º mundo se reafirmar. O ocidente vai-se reinventar nos seus valores sociais o terceiro mundo nas suas fragilidades.A maior parte dos paises da europa começaram a colocar leis restritivas aos estrangeiros os estados falhados ou dependentes na europa teram de pagar as suas dividas com os activos que possuirem os EUA seram obrigados a envestir dentro de portas se os democratas perdem as eleiçoes eventualmente a esperiencia de guerra tera de ser aplicada dentro de portas ou na fronteira com o mexico tambem todo o escedente de capital sera para ai direccionado assim como as mais valias do brasil os milhoes emigrantes principalmente do medio oriente na europa terão de procurar outras possibilidades o zimbabwe continuara a ser uma estenção natural de gaza sem acesso ao mar e Maputo a toda poderosa cidade do Indico a verdadeira deusa africana com os seus eruditos e puros cidadãos iluminados os eleitos, porque os eleitores estaram como sempre longe da vista, mas perto do coração. :-)restara sempre a asia com a sua fantasia e os seus misterios como nos bons velhos tempos.Espero bem que esses cenarios nunca aconteçam. pois o povo não fez nada de mal e quem lhes tira o pão tira-lhes a alma e um povo sem alma é um povo escravizado pelo chicote da sobrevivencia, um pão mais que tires para ti é um crime imenso que tu fases ao teu semelhante pois tu não roubas simplesmente iludes a crenças da salvação da fome, por mais um luxo teu, cada mentiras que contas conta como omição não podes ser confrontado mas podes ser contestado e para nada pois esta tudo na tua mão o poder de te disciplinares a ti ou aos outros com o teu exemplo.

ricardo disse...

O calculo de risco politico ajusta-se perfeitamente a situacao. Se poesia fosse pao, ninguem morria a fome no mundo...

Infelizmente nao e assim. O mundo ja nao e o dos poetas e das caravelas com cruz de cristo. Ja tudo foi descoberto.

Mundo previsivel.