23 maio 2009

Ministriáveis e deputáveis (2)

Avancemos na série.
Com as eleições próximas, tenho para mim que já muitos dos futuros ministros e deputados foram (ou estão a ser) analisados e consultados.
Esse é um processo que teve e tem dois níveis: os caminhos de cima para baixo e os caminhos de baixo para cima. Ali, são os blocos decisionais dos partidos que inspeccionam clinicamente os seus quadros em função de variáveis como fidelidade, idoneidade, compostura e competência; aqui, são os candidatos (muitos deles, não todos) que se desdobram por múltiplos caminhos e motricidades como deslocações sistemáticas às sedes partidárias, exibição de virtudes e saberes, postura pública de crítica zelosa aos críticos (mesmo e especialmente quando conseguem parecer que fazem o contrário), sedução de membros influentes dos blocos decisionais, organização de redes de promessas e tributos, exibição de comportamento clintelista, etc.
Especialmente para os ministriáveis, as universidades são importantes centros de antenas atentas e de gps simbólicos em operações permanentes ao nível de PhDs ansiosos.
O futuro ministro e o futuro deputado terão de reconverter a sua forma de ser, terão de deixar de fazer certas coisas e de aprender a fazer outras.
(continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

Hipotese, Pensamento, O Campo de Todas as Possibelidades.

Ja se comeca a ver a performance de alguns:

o Ministro de Negocios Estrangeiros, ja deu a entrevista a mostrar o que pensa, ja prepara terreno para uma possivel derrota da FRELIMO, e a consequente nao aceitacao de resultados alegando UNIDADE NACIONAL (resposta na STV relativo ao caso ZIMBABWE).

a Ministra do Trabalho, tambem na mesma actuacao, Impoe intervencao do Presidente da Republica para algo semelhante.tentativa de mostrar competencia excessiva.

a Primeira Ministra, continua com suas intrepretacoes muito proprias,a dizer que o ambiente de negocios em Mocambique continua favoravel, algo que vai contra os relatorios da ESTATISTICA NACIONAL.

o Presidente da Republica ja ve que os relatorios apresentados pelos seus discipulos(estrutura administrativa completa do Governo-FRELIMO)sao imaginarios.

a grande questao podera ser da tendencia de querer preservar o lambe-botismo apartir do topo, pois caso contrario, nao teriamos uma estrutura tao eficiente, em coro, a confirmar resultados irreais das accoes do Governo-FRELIMO.

considerar que este Governo-FRELIMO nao sabe o que faz, podera induzir em erro, pois estremos a considerar implicitamente que os objectivos do POVO e do Governo-FRELIMO sao mesmos- COMBATE A POBREZA ABSOLUTA.

se considerarmos questoes de superioridade etnica e objectivos meramente financeiros, poderemos concluir que existe uma tendencia para se manter e consolidar a posicao de lideranca duma minoria,ai poderemos constatar que podera ser uma "desorganizacao organizada", inteligentemente executada, durante esses anos todos, com codigos de linguagem especificos,podera ser uma sistema de manutencao no poder,sem os mesmos objectivos do POVO.

dai a MUDANCA NA CONTINUIDADE, dai o FUTURO MELHOR, dai a AUTOESTIMA, dai o ESPIRITO RICO.

a FRELIMO vai usar todos os recursos disponiveis para NAO SAIR DO PODER.

embora o cenario actual comece a ser diferente.

O POVO desperta, as duas frentes de combate estao activas e a ganhar terreno, os flancos apertados, e a rectaguarda desguarnecida.

Recomenda-se DIPLOMACIA.

Hipotese, Pensamento, O Campo de Todas as Possibelidades.