06 julho 2008

Golpe de Estado e jogo político (2) (fim)

Lembram-se de que, no primeiro número desta série, forneci uma definição de golpe de Estado. A morfologia clássica do golpe de Estado tem dois aspectos clássicos: (1) é um acto violento de natureza castrense e (2) é um acto executado de fora (por um grupo grupo rebelde) para dentro (contra o grupo gestor do Estado). Portanto, num golpe de Estado a figura subversiva reside no grupo que exteriormente põe em causa o poder central constituído.
Mas a história costuma ser perversa.
Então, o que se passou no Zimbabwe (processo amplamente descrito e analisado neste diário) mostra claramente que um golpe de Estado pode ser produzido pela elite que controla o Estado, pode perfeitamente ser produzido de dentro para fora quando está em causa a reprodução dessa elite.
Confrontada com a perda de legimitidade (sempre é o povo quem a confere) demonstrada pelos resultados das parlamentares e da primeira volta da eleição presidencial de 29 de Março -umas e outra favoráveis à oposição - , a elite castrense da ZANU-PF transformou a segunda volta da eleição presidencial de 27 de Junho numa dupla operação: militar no terreno e fraudulenta nas urnas. A violência, a intimidação e a fraude foram a base da vitória rápida de Robert Mugabe, corolário de uma contagem de votos (recorde aqui e aqui).
Em sua ilegitimidade e em sua ilegalidade, o golpe de Estado interno tem apenas uma vocação: a de reassegurar o controlo do Estado por parte de um elite que perdeu a legitimidade popular, que perdeu a hegemonia directiva, que assenta unicamente na "virtude reguladora das armas", como diria Gramsci, que assenta unicamente na arbitrariedade.
O que se passou no Zimbabwe não é caso isolado, mas é exemplar em sua nudez.

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostei da análise, mas ainda faltam comentários/análise sobre as reacções e posições da Frelimo, do Presidente Guebuza e do Jorge Rebelo.

Carlos Serra disse...

Hoje, sem falta, lá tentarei chegar....

AGRY disse...

Tenciono fazer referência a esta postagem no meu blog. Não vou ter a pretensão de a dissecar. Circunscrever-me-ei a um pequeno comentário sobre Mugabe e o principio de Peter ancorado num populismo radicalizante

Reflectindo disse...

Eu penso que há que vermos que para além do gosto de poder, Mugabe e os seus próximos devem estar a usar a presidência da república como um abrigo, uma trincheira segura para evitar um eventual julgamento pelo Tribunal Internacional. Não sabem eles o que lhes espera quando Mugabe estiver fora do poder?
É que o Tribunal internacional só prende e julga a quem está fora do poder. Fora de África foi assim mesmo com Slobodan Milošević e em África temos o caso Charles Taylor e porque não falarmos de Jean-Pierre Bemba.

Eu estou considerando este facto.

Carlos Serra disse...

Estamos confrontados com um problema que, creio, vai agravar-se.