21 outubro 2013

Segundo STV: Santungira foi tomada

Segundo a estação televisiva STV há momentos, a base de Santungira da Renamo foi hoje tomada pelas forças governamentais. O porta-voz do partido, Fernando Mazanga (na imagem), afirmou, em conferência de imprensa, que isso era o fim do acordo de Roma e que Afonso Dhlakama e Manuel Bissopo, respectivamente presidente e secretário-geral da Renamo, estavam em parte incerta.
Adenda às 17:10: aguarda-se, agora, a reacção informativa oficial.
Adenda 2 às 17:15: se efectivamente Santungira foi tomada, estamos perante o que talvez se possa chamar efeito Savimbi.
Adenda 3 às 18:01: no seu noticiário das 18 horas, a "Rádio Moçambique" não fez nenhuma referência à tomada da base de Santungira.
Adenda 4 às 18:05: comunicado de imprensa da Renamo no seu portal, aqui.
Adenda 5 às 18:07: notícia no "@Verdade", aqui.
Adenda 6 às 18:09: se se confirmar a tomada da base de Santungira, uma nova etapa histórica teve início no país. Falta saber qual o seu conteúdo, presente e futuro.
Adenda 7 às 18:27: segundo a página no Facebook da estação televisiva TIM, "Ministério da Defesa Nacional confirma assalto a base de Sathungira, onde se encontrava aquartelado o líder da Renamo Afonso Dhlakama que está em parte incerta." Aqui.
Adenda 8 às 18:53: tenho a  intenção de sugerir alguns cenários futuros, mas aguardo mais informação.
Adenda 9 às 19:07: as estações televisivas TVM e STV dão programas recreativos, a TIM discute no programa "Tribuna do cidadão" o que intitula "Crise político-militar no país".
Adenda 10 às 19:31: no programa anteriormente citado, o membro da Renamo, António Muchanga, avançou um futuro apocalítico: destruição de vias de comunicação do país.
Adenda 11 às 19:32: finalmente a "Rádio Moçambique" confirmou a tomada da base de Santungira esta manhã, através de uma conferência de imprensa dada hoje pelo coronel Cristovão Chume das forças armadas, que também afirmou desconhecer a localização de Afonso Dhlakama. O coronel acrescentou que, apesar de tudo, o país não está em guerra.
Adenda 12 às 19:49: notícia surge no portal da "Rádio Moçambique", aqui.
Adenda 13 às 20:10: de acordo com um trabalho do jornalista Francisco Raiva da STV a partir de Santungira, Afonso Dhlakama e seu séquito já não estavam na base quando o ataque das forças armadas teve lugar. Poderá estar nas montanhas da Gorongosa e falar ao país brevemente.
Adenda 14 às 21:05: aguardem um trabalho com o título a surgir depois da meia-noite local neste diário.

2 comentários:

ricardo disse...

E agora? Ainda e boato?

A vida tem destas coisas...O que era mentira ha dois dias, hoje se transforma-se numa verdade. Afinal as redes sociais nem sempre especulam...

Salvador Langa disse...

Ainda com dificuldades para organizar as ideias, talvez mais tarde.