Certa imprensa escrita tem dado conta de um relatório da Kenmare no qual a empresa anuncia ter ganho 167,5 milhões de dólares em 2011, um aumento de 83% em relação a 2010 (confira por exemplo aqui). O que seria importante saber - mas não ficamos, afinal, a saber - são estes dois pontos: (1) O que ganhou o Estado moçambicano?; (2) Quais foram os salários dos Moçambicanos?
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Se calhar nunca saberemos Professor, segredo "estatal".
O caso da KENMARE e, quanto a mim, muito mais escandaloso do que o da VALE. Pois senao vejamos, a VALE dispoem-se a construir infra-estruturas um pouco por todo pais para escoar o carvao. Ja a KENMARE "bomba" as areias pesadas directamente para os navios que estao ancorados ao largo de Angoche. De tal modo, que nao e possivel saber quantas toneladas metricas e que sao extraidas de solo mocambicano...
Enviar um comentário