"Em média, 20,5% das pessoas entre 15 e 24 anos estão fora do mercado de trabalho na Europa. Situação é ainda mais crítica na Espanha, onde 46% da população nesta faixa etária está desempregada." Aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Desemprego na Eruopa e na África. Depois há quem se queixe dos protestos.
De facto, a situação é preocupante.
Mas para quê trabalhar se os Estados da zona euro pagam aos "desempregados" um "subsídio de preguiça" que chega, em alguns casos, a ultrapassar dos salários mínimos nacionais?
A Europa vive neste momento dois dilemas: o envelhecimento da sua população e baixa taxa de natalidade (precisa de emigrantes); por outro lado, as economias emergentes como Brasil, Índia, China, RAS, etc., estão a esgotar os mercados europeus e, por conseguinte, a sua economia está a decrescer.
Zicomo
Enviar um comentário