14 março 2011

Postagens na forja

Eis alguns dos temas que, progressivamente, deverão entrar neste diário a partir da meia-noite local: 
* Genéricos: Dossier "Savana" (2) (edição de 11/03/2011)
* Séries pessoais: Culto da emergência e do herói providencial (2); Ditos (2); O lobo mau (4); Dos megaprojectos às mega-ideias (8); Mal-estar na civilização (9); A cada um segundo as suas necessidades, a cada um segundo o seu Samora (14); O fim dos segredos, dos silêncios e das distâncias (8); O princípio da história (9); À mão a comida tem melhor gosto (9); Da cólera nosológica à cólera social (10); Notas sobre eleições (12); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (53); África enquanto produção cognitiva (22); Política enquanto produção de ideologia (7); Linchar à luz do dia: como analisar? (5) Somos natureza (8); Indicadores suspeitos e comoção popular (11); Vassalagem (4); Cientistas sociais são "sacerdotes"? (9); É nas cidades do país (9); Ciências sociais e verdade (12); Já nos descolonizámos? (13); Moçambique dentro de 30 anos (série) (6) (recordar aqui e aqui)

2 comentários:

ricardo disse...

Como os acontecimentos da Libia e de outras partes do mundo arabe estao interligados. A Arabia Saudita intervem no Bahrain:

http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-12729786

Este acto, fora previsto por mim ha duas semanas, quando ficou evidente que o sectarismo Xiita provocaria a reaccao do vizinho sunita Saudita, e nao difere em nada das intervencoes do Pacto de Varsovia na RDA em 1953, Hungria 1956, Checoslovaquia em 1968 e Polonia em 1980. Os tempos eram outros. E as vitimas tambem...

Aqui esta uma escalada que podera transformar um movimento popular legitimo em outras formas de radicalismos islamico, quem sabe ate, uma confrontacao com o Irao.

Carlos Serra disse...

A Arábia Saudita é um pivot excepcionalmente militarizado que forma com Israel o cavalo de tróia americano na zona.