25 março 2011

A conexão Cairo-Madison: trabalhadores sob ataque nos Estados Unidos


"As trajetórias das lutas dos trabalhadores no Egito e nos Estados Unidos estão dirigindo-se para direções opostas: para um ganho de direitos no Egito; e para um enorme ataque nos EUA. A propaganda culpa os professores e outros trabalhadores da função pública pelos seus grandes salários e pensões exorbitantes. Enquanto isso, os causadores da crise nadam em dinheiro. O Goldman Sachs acabou de pagar 17,5 bilhões de dólares em compensações no ano passado, diz a imprensa financeira, e o diretor executivo do banco, Lloyd Blankfein recebeu um bônus de 12,6 milhões. A culpa, é claro, é dos professores. O artigo é de Noam Chomsky."

1 comentário:

ricardo disse...

Eu nutro especial admiração por Chomsky, sobretudo pelos magistrais trabalhos na Ciência da Linguagem (Robótica) e Psicologia. Agora, julgo perceber, mostra-nos a faceta de um Sociólogo de fino recorte.

Enfim, um iluminado, coisa rara na actualidade.

Mas ele escreve isto : "A barreiras externas são claras. Os EUA e os seus aliados não conseguem tolerar uma democracia que funcione no mundo árabe...". E eu concluo. Em todo o mundo é assim, com excepção de alguns Estados americanos e europeus. Porque, mesmo em Portugal, para lá se caminha a todo o vapor.

Depois de ter visto a CAMPANHA MEDIÁTICA do medo da media e políticos portugueses sobre o famigerado PEC IV, julgo que Chomsky deveria é dar uma palestra aos deputados daquele país. Ou no mínimo, participar no debate Prós e Contras da RTP. Porque o retrato que traça da actualidade nos EUA corresponde milimetricamente ao projecto que Sócrates a mando de Berlim, tentou impôr aos portugueses. Mas revela também que se calhar, a classe trabalhadora mundial, domesticada pelo consumismo das novas tecnologias e correntes sociais, anda muito permissiva e comodista. Mas é tempo de arrepiar caminho e derrubar o sistema se necessário for, doutro modo, ela será fagocitada. E a explicação desta inércia talvez se encontre nos cinco filtros da Teoria da Propaganda de Chosmky e Herman.

Sobre o sucedido em Portugal, fiquei atónito ontem, quando ao PS, Governo Português e UE foi dado o espaço integral em toda a imprensa portuguesa sem direito a contraditório. Nunca, depois do PREC, eu havia visto coisa igual. Dizendo que os portugueses ("gastadores irresponsáveis" como os seus pares dos EUA) tinham sido atrevidos por não ouvirem a Europa. Até ví títulos como "Merkel Zangada!". "Passos Coelho leva puxão de orelhas da Europa" na TV publica e privada portuguesa. Não ouvi, li ou vi ou nem sequer foi referido, o que pensavam os destinatários das ferozes críticas da sra. Merkel e a UE a seu respeito, fazendo lembrar uma epoca estranha e de muito ma memoria para Europa nos anos 1914-18. Incrível. Um projecto de cidadania no espaço europeu, converteu-se na maior prova do 1984 de George Orwell.

A Big Sister é que controla e comanda a Europa.

Só que a verdade veio a tona. Afinal, tal como no sec. 15, Portugal teria de engolir sacrifícios para que o Fundo de Resgate europeu continuasse a garantir a estabilidade da Espanha. Só que, com o tsunami no Japão, o dinheiro vai ter de migrar agora para aquelas paragens, logo, não há nada para ninguém na Europa até Junho de 2011. E olhe lá!...

Por isso, até acho, conseguiu Portugal muito mais com a sua recusa, do que teria alguma vez tido se continuasse a ser bom aluno de Bruxelas. Pôs em cheque o sistema que terá de se desenvencilhar do labirinto que ele próprio criou.

Cortes na reformas esqueléticas dos lusos é a proposta de Sócrates. Aumento dos impostos de consumo é a proposta de Passos Coelho. Ou seja, ou se morre de fome. Ou se morre de doença prolongada. Eis a solução do SISTEMA que estremece por todos os lados, tentando preservar o "status-quo" que levou ao desastre de 2008 até à exaustão. Bem visto, Khadaffi perante estes fariseus sem coração (e nem rosto) de Bruxelas seria a madre Teresa de Calcutá.

Talvez se pergunte. O que é que realmente lhes preocupa? Mais valias da Bolsa? Lucros da Banca? Cortes nas leoninas parcerias público-privadas, que dão prejuízos constantes e obrigam a recapitalização constante pelo Estado? Adiamento de mega-projectos faraónicos para satisfazer o lobby do betão europeu e português? O el-dorado dos jobs for the boys & girls, para garantir a persistência da alternância PS-PSD, enfim...

Todos os especialistas da área, da esquerda à direita, são unânimes. Com apenas uma ínfima parte destas despesas, nem impostos seriam aumentados e nem sequer reformas cadavéricas seriam cortadas. Mas por que não dizem isso publicamente à sra. Merkel e à UE?

Não podem. Isso é anti-europeísmo...