19 janeiro 2010

Manifestação esta semana - Dhlakama

Adenda às 11:02: certamente Dhlakama está, desta vez, condenado a provar que não sofre da síndrome de Pinóquio, que não usa a técnica do "repito, logo provo".

15 comentários:

umBhalane disse...

"a Frelimo deu-nos

90 assentos, em 2009 deu 51 e em 2014 pensa em dar cinco”.

A frelimo deu-nos??????????!!!!!!!!!!!!!

Egidio Vaz disse...

Depois de amanhão não haverá manifestação coisa nenhuma. Dhlakama como sempre escolhe mal os momentos: Depois de amanhã arrancam as aulas. Amanhã abre oficialmente o ano lectivo. Os alunos quererão conhecer as novas salas de aulas; os pais estarão nas escolas acompanhando seus filhos mais novos. E quererão saber dos planos, da qualidade do ensino e do futuro de seus filhos. Um dia muito mau para desviar alguém de actividades importantes. E mais, janeiro nunca foi mês de manifestações; há fome nas casas, grande parte das pessoas anda endividada e o décimo terceiro mês, para os assalariados, ainda não chegou na maioria das casas.
Provavelmente, a acontecer, será nas respectivas sedes, com umas marchas até ao centro de cada vila da cidade, mas tudo no maior dos silêncios possíveis.

Anónimo disse...

Caro Ilustre Dhlakama, nao me venhas com coloquios flacidos para acalentar bovinos!

Comecem a Preparar-se para 2014!!!

Fijamo - Quelimane

velho disse...

Prof. seria importante analisar o impacto destas ameaças no povo, principalmente nas zonas de "influencia da Renamo" pois pode ocorrer vandalizmo e aproveitamento de muitos descontentes, incluido ex deputados que perderam assentos no Prlamento.

Anónimo disse...

Não haverá aula nenhuma porque todos ficarão nas suas casas cheios de medo.

ricardo disse...

Previsao:

Depois de amanha, gracas ao avanco tecnologico, Dhlakama ficara sentado num sofa a experimentar a nova Consola de Jogos intitulada "This is it, Guebas" com a sua entourage.

Sejam todos bem-vindos ao mundo virtual!

Salvador Langa disse...

Favor explicar porquê o homem nao pode protestar. Vcs querem o quê, mumias na oposicao?

Egidio Vaz disse...

Ola Esfinge,
A manifestação é expressão salutar numa democracia. Acontece porém que ela é bem-vinda quando é útil; aliás, quando os que a convocam se fazem presente a dirigem. O que acontece com Afonso Dhlakama é:
1. Das vezes que ele as convocou, não se fez presente em nenhum dos pontos de concentração muito menos no ponto de chegada.
2. À Repressão Dhlakama nem se dignou em visitar os feridos, muito menos criar mecanismos de assistência.
3. Depois de um goevrno tomar posse e entrar em actviidade, Afonso Dhlakama convoca manifestações...para quê? Esse é outro elemento Esfinge; Dhlakama nao sabe escolher os momentos apropriados. Se fosse para protestar a exclusão parcial ou total de partidos políticos as eleições de 28 de Outubro, eu também estaria lá; se fosse para protestar a palhaçada da CNE, eu aposto que também estaria. Se fosse para apelar a reconsideração do Conselho Constitucional para que ela desse provimento as reclamações dos partidos políticos, eu também estaria lá. O que aconteceu porém foi que Dhlakama deixou essa sujeira toda passar, na boa crença de que a Renamo e a Frelimo partilhariam a Assembleia da República de forma equitativa, guilhotinando assim o MDM e outras iniciativas políticas.
Tal nao aconteceu, e ele perdeu de forma esmagadora.
Quando a Democracia precisava de Dhlakama, ele a negou. Não serei eu agora, o palhaço, a servir de carne de canhão, para a PRM; que ele não se fará presente.
EU pelo menos quero uma Democracia forte. O que a Esfinge nao sabe é que Dhlakama é que já é múmia. Porque a democracia já tem outros actores em Moçambique. Abraços.

ricardo disse...

Múmias para quê? Se já temos zombies políticos a fazer voodoo na oposição.

Mas alguém sugeriu que o HOMEM não deveria protestar? Está claro que pode, mas se daí nascer qualquer coisa interessante para este país. Coisa que o personagem já é incapaz de nos trazer.

Este Dhlakama é um agente provocador que vive em simbiose com quem governa Moçambique, cadenciando a agenda política de ambos. Porque a existência de um é justificada pela presença do outro. E vice-versa. Tão certo quanto dia depender do sol. Ou a noite depender da lua.

E até na nossa blogosfera isso já ficou claro por diversas vezes. Quando a qualidade da crítica ao Poder sobe, rapidamente aparece alguém a desviar as atenções para um novo episódio das artes cénicas de Dhlakama & Cia, como o querendo recuperar para a ribalta política novamente. E isso é muito interessante. Porque o eleitorado é obrigado a consumi-lo. E ele, nem se preocupa em ouvi-lo. Porque será? Medo de Daviz?! De Guebuza?!

É que desse menú já estamos fartos!...

ricardo disse...

Correm éditos, narrando a estória de uma Esfinge que devorava quem não a pudesse decifrar...

"...Apesar de Você (Chico Buarque)

(Crescendo) Amanhã vai ser outro dia x 3
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão
(Coro) Apesar de você
amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar
Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar
(Coro2) Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
E esse dia há de vir
antes do que você pensa
Apesar de você
(Coro3) Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear, de repente,
Impunemente?
Como vai abafar
Nosso coro a cantar,
Na sua frente.
Apesar de você
(Coro4) Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Você vai se dar mal, etc e tal,
La, laiá, la laiá, la laiá??..."

E como é bela a sua face!

Mausse disse...

Acho que so mesmo o lider da Renamo acredita na sua cabecinha nessas manifestacoes....EPA Senhor Dlankama tudo na vida tem o seu tempo.... O seu tempo ja era.... cria juizo Homem.

Reflectindo disse...

Mana Esfinge, que saudades! É bom saber que estás ainda viva.

Ao Dhlakama ninguém aqui proíbe fazer manifestacão. Reconhecemos que é o seu direito. Só que não nos convence que ele vai dirigir alguma manifestacão. Desta vez deve ser que muitos membros e simpatizantes da Renamo queiram ver a ele e os membros da Comissão Política a marcharem.


O Egídio descreveu como Dhlakama mobilizaria a muitos, incluindo a mim, para participar das manifestacões.

Linette Olofsson disse...

Entratanto, gota a gota os seus deputados da Renamo vão tomando posse.....
Os que ainda não tomaram; acabaram por tomar!

Dou os meus parabens aos deputados do Círculo Eleitoral da Zambézia,(maioritariamente)que tomaram posse no dia da abertura, pela coragem e respeito a Constituiçao e não o Lider!

Maquiti disse...

Ate Ivone Soares tomou posse, o Dlakama esta mesmo insolado, depois diz ele que os que tomaram posse sao esfomeados...que sacanagem


Triste

Egidio Vaz disse...

Estamos no dia 22 de Janeiro. Houve manifestação? Não. Pelo contrário, Dhlakama deve estar neste momento sentado à mesma mesa com Armando Guebuza e Daviz Simang, para um almoço de serviço na Ponta Vermelha. Se não for, o problema é igualmente dele. A tal manifestção nunca houve. Jamais haveriam de acontecer, pelo menos nos moldes previstos. Na Assembleia da República, tomam possem hoje o grupo de deputados da Renamo que esperou pela última hora. Fecha-se assim o cíclo eleitoral.