13 janeiro 2012

Concorrentes ao "óscar da vergonha"

Conheça a votação concernente à pior empresa do mundo no The public eye awards, algo como o "óscar da vergonha", aqui. Para o caso da brasileira Vale, actuando em Moçambique e uma das empresas indicadas, confira aqui. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
Adenda: sobre a Vale Moçambique, recorde neste diário as manifestações  de Cateme, distrito de Moatize, aqui; conheça a posição do administrador de Moatize, segundo a versão digital do "@Verdade", aqui; acrescente na leitura um trabalho do jornal online do "Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra do Brasil", aqui; sobre a apropriação de terras no nosso país pelas transnacionais, aqui.
Adenda 2 às 6:05: ainda sobre as manifestações de Cateme, compare os prismas analíticos das versões digitais de hoje do "Notícias" (aqui e aqui) e do "Diário de Moçambique", aqui.
Adenda 3 às 6:45: no editorial do semanário "Savana" com data de hoje, intitulado "A riqueza nacional e os vendilhões do templo": "Perante o adormecimento dos libertadores de ontem e a anestesia das organizações que são supostas defenderem os trabalhadores, os movimentos de camponeses são uma nova faceta de outros movimentos sociais mais circunscritos e urbanos, como é o caso dos madgermanes, os desmobilizados e os lumpen-desempregados, responsáveis pelos tumultos de Fevereiro de 2008 e Setembro de 2010. Os crescentes protestos em Tete contra os projectos multinacionais do carvão, mostram uma crescente consciência das populações, insatisfeitas com os benefícios das multinacionais que todos os dias multiplicam as suas valorizações bolsistas à custa das reservas de carvão situadas em áreas há muito tempo habitadas por comunidades camponesas pobres." (p. 6).
Adenda 4 às 6:51: no mesmo semanário e na sua crónica semanal intitulada "Vale tudo?", Machado da Graça escreveu que o que se está a passar em Tete "começa a assumir os contornos de um escândalo internacional". Os moradores de Cateme perderam a paciência com a falta de cumprimento das promessas da Vale, montaram barricadas, tendo antes enviado cartas de aviso a três tipos de autoridade. Não agrediram ninguém, não provocaram distúrbios, não colocaram em perigo a ordem e a tranquilidades públicas. Mas caiu-lhes em cima a Força de Intervenção Rápida, criando "pânico entre os moradores e forçando muitos deles a fugir para o mato". Uma "atitude boçal", esta, escreveu Machado. O que a Vale está a fazer merece ser "denunciado a nível internacional". Última frase da crónica: "Chega de abusar dos moçambicanos" (p.6).

6 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

"Chega de abusar dos moçambicanos"
Well said Machado da Graça !

ricardo disse...

A meu ver, faltou la tambem este concorrente...

http://www.youtube.com/watch?v=pJSWFxGYB8c&feature=youtu.be

Como disse Picasso uma vez, um artista e alguem que vende o que pinta, um pintor e outro alguem que pinta o que vende.

Salvador Langa disse...

Daqui a uns dias já Matema terá sido esquecida, o futuro vale.

Marta disse...

Quais reais interesses os firs protegem?

TaCuba disse...

Uma vergonha, só isso!!! Povo é descartável!

ricardo disse...

Mais uma candidatura ao Oscar da Vergonha que ficou de fora...

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/eu/8897662/EU-bans-claim-that-water-can-prevent-dehydration.html

http://en.wikipedia.org/wiki/Commission_Regulation_%28EC%29_No_2257/94

Nem sei o que mais dizer...