20 outubro 2011

Sobre a qualidade do ensino em Moçambique (21)

"Eu mesmo tenho frequentemente lembrado que, se existe uma verdade, é que a verdade é um lugar de lutas." (Pierre Bourdieu)
Mais um pouco da série, mantendo-me no quarto ponto do sumário proposto, rigorosamente apenas lançando ideias e hipóteses que carecem de pesquisa.
3. O enquadramento das representações pelo passado sobrevalorizado.  Escrevi no número anterior que os problemas apresentados concorrem de forma decisiva para que a opinião pública do nosso país, em particular ao nível da imprensa escrita, seja sistematicamente determinada por um coro de vozes que tem o passado como referência positiva, designadamente o passado colonial. O que, basicamente, se escreve e se diz - não poucas vezes com mal camuflada nostalgia - é que no passado colonial aprendia-se, os alunos aprendiam verdadeiramente a ler e a escrever, os professores eram bem formados e competentes e as passagens de classe eram rigorosas. 
Prossigo mais tarde. Crédito da imagem aqui.
(continua)

3 comentários:

Salvador Langa disse...

Parece que há quem tenha saudades do colonialismo.

TaCuba disse...

Há por aí uns blogs carregados de gentinha saudosa.

Xiluva/SARA disse...

O 'encino'...