17 outubro 2011

Para ganhar as eleições em Quelimane (8)

Prossigo esta perversa série, ainda no primeiro dos três pontos que propus aqui.
1. Pontos discursivos. Quelimane é, apenas uma pequenina parte da província da Zambézia. Mas é a sua capital, o centro provincial do poder, também o centro municipal do poder, digamos que o coração da enorme, rica e diversa Zambézia. Mais: a cidade concentra em si pessoas provavelmente oriundas de todos os 16 distritos provinciais. Neste contexto, é como uma Zambézia em ponto pequeno, é bem mais do que o território icónico dos chamados Machuabo. Esses aspectos juntam-se aos que sugeri no número anterior. Uma boa campanha eleitoral tem de ser muito precisa em termos de pontos discursivos. Estes pontos discursivos remetem para os bens de consumo. No próximo número escreverei sobre o que entendo por bens de consmo, procurando sugerir alguns.
Foto reproduzida daqui.
(continua)
Adenda: abordo múltiplos aspectos da engenharia eleitoral no seguinte livro: Serra, Carlos (dir), Eleitorado incapturável, Eleições municipais de 1998 em Manica, Chimoio, Beira, Dondo, Nampula e Angoche. Maputo: Livraria Universitária, 1999, 354 pp., confira especialmente as pp. 43-243.
Adenda 2 às 7:27: confira o "Diário da Zambézia" de hoje, aqui.

4 comentários:

Salvador Langa disse...

O pessoal deve estar à espera de uma receita de ganho rápido. Estarão os candidatos a ler esta série?

TaCuba disse...

Bens de consumo?

izumoussufo disse...

E as outras cidades Professor???

ricardo disse...

O verdadeiro projecto politico que os quelimanenses continuarao a consumir devera ser este aqui:

http://opais.sapo.mz/index.php/politica/63-politica/17242-guebuza-indignado-com-criticos-do-seu-governo.html

A dois anos das eleicoes, o lider marca posicao e da ordem de caluda dentro da sua casa. Ate a revisao constitucional, percebe-se, tudo nao passou de uma cortina de fumo para identificar adversarios internos, isola-los e elimina-los no Congresso de 2012, para em 2014 colocar la o seu delfim (que - putinisticamente - podera ser ele proprio investido de novas funcoes). O poder politico, sempre sera o agente privilegiado do poder economico. Quem detiver o poder economico, tera o politico por consequencia.