28 dezembro 2013

Politizar cientificando: autárquicas Moçambique 2013 (10)

Décimo número da série. Permaneço no segundo ponto do sumário proposto aqui. 2. Dois paradigmas de propaganda eleitoral. Referi no número anterior que nada custa fazermos uso de explicações generalizadoras e imediatas do género o povo está cansado e o povo quer mudança. Mas não só: também nada custa sustentar que O MDM recolheu os votos da Renamo ausente ou que Não foi o MDM que ganhou foi a Frelimo que foi castigada. É possível encontrar outras posições do mesmo jaez especulativo. Ora, não há por agora estudos sobre a estrutura votal e suas configurações. Assim sendo, temos de ser muito cautelosos. O mais que devemos fazer é avançar algumas hipóteses. É a este nível que vou retomar os dois paradigmas de propaganda eleitoral, o paradigma do passado e o paradigma do futuro. Se não se importam, prossigo mais tarde.
(continua)

2 comentários:

TaCuba disse...

Há aqueles que diziam há uns anos que o mdm iria desaparecer...lembram-se? Enchiam blogs com esse tipo de opinião.

Salvador Langa disse...

E esses continuam activos especialmente no "domingo".