09 janeiro 2012

Para desarmar as mentes armadas (3)

Terceiro número da série.
Vou tentar, através de um exemplo, mostrar como é necessário olhar a montante dos problemas. Em 2008 uma equipa de pesquisa sob minha direcção pediu a centenas de estudantes do ensino primário de escolas de Maputo, Matola, Quelimane, Inhassunge, Inhambane, Homoíne e Pemba, com currículos possuindo a disciplina de Educação Cívica e Moral, que fizessem redacções respondendo às seguinte pergunta: o que deve fazer-se a uma ladrão e a um feiticeiro? Pediu-se igualmente às crianças que pintassem ladrões e feiticeiros.
Prossigo mais tarde.
Nota: em epígrafe duas redações de crianças do ensino primário feitas em 2008. Se quiser ampliar a imagem, clique sobre ela com o lado esquerdo do rato.
(continua)

4 comentários:

Salvador Langa disse...

Imagino desde já as respostas.

TaCuba disse...

Vou esperando.

Marta disse...

Tudo depende da forma como educamos os nossos filhos.

Xiluva/SARA disse...

Eu tenho os livros do Professor e sei qual é a resposta...