Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Seria interessante ler toda a peca e talvez ouvir do jornalista quanto à escolha do título. Segundo o meu ponto de vista, a execucão do Tribunal de Sofala sob Jone (juíz interessantíssimo) visa enfraquecer a Daviz Simango. É uma execucão política que passa pelo poder judiciário como também aconteceu e acontece em todos regimes ditatoriais.
Que o povo mocambicano desperte! Vahosha (amanheceu)!
Não faz muito tempo que escrevi neste Diário o seguinte "caso um dia a Frelimo tenha que deixar o poder, a grande surpresa vai ser que a Ponta Vermelha é uma propriedade do partido do batuque e da maçaroca."
Sinto muito pelo eng° Daviz Simango, pela primeira vez no mundo presidente de um municipio tem que lutar contra a pobreza absoluta dos seus municipes e contra a usurpação dos bens do seu "reinado" pelo Governo.
O juiz que deve pautar pelo silêncio e deixar que a lei fale mais alto, neste caso, o que assistimos é o contrário. É o juiz ser o porta-voz do tribunal e do partido no poder. É caso para dizer que o caso da Beira é uma aberração total.
Que destino resta ao Concelho Municipal da Beira? Um: continuar a fazer o seu trabalho como deve ser.Impedir que a Frelimo tome as casas seria um suscidio político. Até porque, verdade seja dita, o municipio não tem forças para lutar contra esse partido. Cabe ao povo, que tudo vê, julgar.
Uma coisa, porém, é certa. Nunca ouvimos casos semelhantes em Mapinhane, em Magude, em Jangamo, mas sempre a Beira. O sucesso da Beira é o sucesso do Governo, mas poucas gente compreende esta simples e pura verdade. A verdade não é para todos.
Zicomo
Ironicamente, o slogan do tal jornal e: "A verdade como noticia"
Nao entendo onde esta a "verdade" no titulo em causa.
Julgo que com o titulo pretende-se dar a entender que o conflito e pessoal, e do Deviz.
Estrategia para desinformar.
Patrao e patrao,
Quanto a isso, nao ha confusao...
E cada um sabe o seu dever.
Deja Vu!
Enviar um comentário