07 fevereiro 2010

Instapundit

Um dos blogues mais lidos do mundo, de Glenn Reynolds, o Instapundit, com uma média diária de visitas quase igual ao total das do meu blogue (o mais lido em Moçambique) desde Abril de 2006. Generalista, não permitindo comentários, não assertivo, irónico, com postagens muito curtas e sempre linkadas (para portais americanos de renome), quase quatro por hora, pouca imagem - eis o Instapundit, blogue político. Complemente a leitura conferindo aqui e aqui.
Pergunta aos leitores: qual a razão ou quais as razões de tão grande audiência no Instapundit?

3 comentários:

Sir Baba Sharubu disse...

China has already circa 24 million young people surfing the net, daily.

And Mozambique ? Not even 100,000 regular net users.

Time has come for Mozambique to make a decisive push: multiply by 5the number of net users. Now !

Elisio Leonardo disse...

Moçambique tem poucos internautas online, geralmente não se encoraja muito o acesso a blogs, assim como se faz lá fora.... É mais comum moçambicanos começarem a se internetar nos Hi5 e ficar por lá mesmo.... Pessoalmente, não incluo estes na lista de Internautas moçambicanos!

ricardo disse...

Professor...

A internet nao determina fronteiras geograficas. O V. blog e um excelente exemplo disso. A maior parte dos votos veem fora do mundo lusofono. E porque? Porque JA E uma fonte autorizada sobre o que se passa em Mocambique. E isso controi-se com os assuntos que la se postam e nao, o numero de comentarios. Ha muitos blogs na Lusofonia em que eu poderia participar, mas com o nivel de debate similar ao Vosso, desconheco. Por isso, participo em blogs nao lusofonos, onde o debate e muito mais profundo e interessante.

Exactamente por essa razao, o blog a que este post faz referencia e tao acessado. Porque, independentemente de nao se poder postar comentarios nele, possui algumas caracteristicas interessantes:

1. Esta em cima dos acontecimentos;

2. Faz jornalismo sem-mascara, mas com rigor;

3. Serve para alavancar eventos socio-politicos, mesmo que a imprensa tradicional os ignore;

4. E abrangente e independente.

Se fosse possivel estabelecer um paralelismo, diria que se trata de um Global Intelligence na blogosfera. Com a vantagem de nao se pagar um centimo por palavra.