07 fevereiro 2010

O que são pensamentos?

Estais a ver quão banal, quão reduntante é a pergunta? Mas vamos lá: toda a gente sabe o que são pensamentos. Topologicamente apontamos para a cabeça e dizemos, taxativos: pensamos aqui, o pensamento está aqui, no cérebro, pensamento lógico no hemisfério esquerdo, pensamento simbólico no direito. Então, na caixa-cabeça, vive aquilo que pensa, o cérebro, com os seus cerca de 100 milhões de neurónios. Mas o que é pensado? Três coisas: (1) orientação social, (2) problematização e (3) solução de problemas. E onde habita o que determina o pensamento? Nele mesmo? Não, habita na vida. Na vida em si? Não, na vida social, na vida das relações, dos grupos, das comunidades, das nações, das religiões, das relações políticas, dos combates, das desigualdades sociais, da opulência, da miséria, da ideologia, do prejuízo, etc. Então, não há cérebro em si, pensamentos em si.

1 comentário:

Abdul Karim disse...

Poderiamos entao concluir que a vida social determina o tipo de pensamento ? e que por sua vez o tipo pensamento tambem determina a vida social ? assim do genero ciclo vicioso, quando negativo ?

Agora fiquei complicado... entao a nossa vida social da pra loucura... tal com demonstrou o estudo onde 4,4% da populacao 'e louca... precisa de cuidados com saude mental...

E entao, se tivermos 4.4% de dirigentes loucos... vamos ficar todos loucos.... ou ja estamos ?

Ninguem consegue ser sao, a viver com loucos...Acho.

Depois os loucos nunca aceitam que sao loucos... gera discussao... conflito...loucura...

Apenas pensamentos... meus... loucura...