O The African Executive Magazine organiza regularmente inquéritos na internet para avaliar a qualidade da governação em África. Naquele que decorreu entre Julho e Setembro de 2009, editado pelo economista queniano James Shikwati (na imagem, anteriormente referido neste diário aqui e aqui), muitos participantes exprimiram vários pontos de vista, entre os quais o de que as lideranças africanas são responsáveis pela pobreza do continente, pilhando a sua economia directamente ou em conluio com agentes estrangeiros. A confeir o relatório na íntegra aqui. Clique com o lado esquerdo do rato sobre as imagens caso as queira ampliar. Para ler em português, use este tradutor aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
2 comentários:
Obrigado por pelo artigo de James Shikwati.
Recomendacoes simples...claras...objectivas...
E..., pra implementar as recomendacoes....falta vontade nas accoes....dos chefes Africanos...so.. ja discursos, falacao e falatorio... existem.... ou nao...?
Enviar um comentário