"D. Jaime é um Judas" - afirmou Afonso Dhlakama, presidente da Renamo (na imagem), citado pelo "Savana" desta semana, referindo-se ao arcebispo da Beira, D. Jaime Gonçalves. Por quê Judas? Porque, no entender de Dhlakama, foi D. Jaime - anteriormente amigo da Renamo, sustentou - quem aconselhou Deviz Simango a criar o MDM para destruir a Renamo. Mas não é esse o ponto focal desta postagem. O ponto focal - bem salientado pelo "Savana" - é a opinião de Dhlakama sobre Deviz Simango: "Filho de traidor é traidor". Pois é. Se para a Frelimo o pai de Deviz, reverendo Urias Simango (que chegou a ser vice-presidente dessa formação política), foi um traidor, por que não haveria Dhlakama de considerar agora o filho também como traidor? O presidente da Renamo interiorizou bem as categorias de pensamento da Frelimo (p. 2).
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
10 comentários:
O Sr. Afonso Dhlakama tem tomado os comprimidos para a malária...???
Anda a delirar demais,bastante...
tanto, que nem sei mesmo!
...com políticos como este não admira que o nosso país esteja como está!!
não é somente ele,todos; basta que lhes pisem os cascos e logo o verniz estala.
A delegância ,o ressentimento e acima de tudo a má educação primam quando o poiso começa a ficar em causa!!!!
Bem hajam os políticos trabalhadores, de sangue novo ...é deles o futuro deste país!!!
Tóxico
O mano Dhlakama aparenta estar muito desesperado. Isso vem comprovar que o
Davis veio abater a velha forma de fazer política no nosso país. Há muito que precisávamos de uma lufada de ar fresco no nosso cenário político putrificado pelos Dhlakamas e Macuácuas.
Viva a diferença...
Será mesmo que está a delirar, ou começa a não ser capaz de esconder o que realmente ele é?
Um pouquinho, um pouquinho mais, e acabará por abrir o jogo. Já faltou mais!
Prof.
Porque continuar a debater um DEFUNTO.
Isso mesmo o Sr AFONSO MARCETA MACACHO DLAKAMA já era ele de parvo não tem nada a dizer.
PS. Cadê a mensagem do LEADER da PÁSCOA????????????
O Dlakhas esta a tirar a casca que veste desde 1992. Gostaria, o povo, de saber das entrelinhas do acordo de paz... talvez começemos a perceber muita coisa.
Ora aí está um tema interessante: "AS ENTRELINHAS DO ACORDO DE PAZ"
Só essas entrelinhas poderão justificar tanto atropelo à Lei Mãe, a Constituição, por parte de Dlakhas e seus seguidores... e tanta impunidade.
DlaKhas e a Renamo dão mostras de envelhecimento precoce. Suas capacidades intelectuais (Dlka) e políticas (REN), estão nitidamente, na curva descendente.
Daqui prá frente, se não houver profunda RENOVAÇÃO... será sempre a cair: continuarão a faltar argumentos, ideias; prevalecerão a intolerância e o insulto, no desesperado apego à cada vez mais diluida influência política.
AM
Com todos os defeitos e virtudesmque o Dlakhama tenha, creio que nao podemos ignorar o seu papel na luta contra o regime ditador da FRELIMO.Por isso, critiquemo-lo, mas com um certo respeito pelo que ele fez por este povo, seja por ideias proprias ou como um pau mandado!
Tks
Meu caro Tks compreendo o que estás a dizer, mas Dhlakama próprio é que não quer ser respeitado porque ele não respeita a si próprio. Só para ver em que ele entra. Daviz até nunca disse nada contra Dhlakama.
No discurso de encerramento falou de Dhlakama duma maneira de admiracão, mas veja o que Dhlakama anda a dizer contra Daviz. Esses pronunciamentos contra D. Jaime são um insulto, pois quem não sabe que é o próprio Dhlakama em companhia com Barbito, Carrelo, Mbararano, Faqui, Mazanga, Ossufo, Manuel Pereira a destruir a Renamo?????
Ate no amor se pode perder apenas por falta de imaginação
Enviar um comentário