Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
1) «chegaram constatações segundo as quais o partido já não é mais dos operários–camponeses». Cosntatações? Por parte de quem? Como foram construídas? Como chegaram?
2) «Se hoje tivéssemos que tomar o conceito de classe operária tal qual Karl Marx o concebeu, isso nos levaria inevitavelmente ao erro, pois os valores da classe operária mudaram».
Que dizia mesmo Marx?! Que valores mudaram?
3) «Karl Marx não previu é que os valores que sustentavam a luta dos operários poderiam mudar. Como de facto mudaram. Nem todos os operários se identificam com a classe dos operários».
Leitura estranha de Marx. E Lénine (e Gramsci)sobre o papel do partido? E Fanon sobre o campesinato? E tantos outros...
4) «Ainda hoje existem homens de estranha sabedoria que continuam a acusar sem escrúpulos o partido Frelimo de ser o partido dos operários e dos camponeses e, pior ainda, de ser um partido comunista, marxista»
Estranha sabedoria? acusar? o que haverá por trás dessas «acusações»? o que estará efectivamente em causa?
5) «A abertura das portas do país às instituições de Bretton Woods (Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional) retirou a centralidade ao operário e ao camponês como agentes do desenvolvimento. Em cena entrou um novo actor, que tem sido privilegiado como arquitecto indispensável e absoluto do desenvolvimento, o economista»
O que significará ser «agente de desenvolvimento»?
5) «Alguns camponeses foram transformados em comerciantes, devido à profunda monetarização da vida do campo».
Onde? Como? Porquê? Que significa para as suas vidas?
6) «O movimento operário-camponês, enquanto força político-revolucionária nunca foi endógeno, pelo menos em África»
Tanto se tem escrito sobre os movimetos de revolta de operários e camponeses em Moçambique, até sobre o seu contributo para a luta de libertação. Tantas lutas que se desenvolvem actualmente...
E o que significará ser «endógeno»
7) «que o desenvolvimento acelerado da indústria da cibernética e da agricultura maquinizada estão a pôr em risco a existência dos operários e do camponeses»
Falamos de Moçambique?
Com a sua permissão, passarei os seus comentários para o portal da unidade, lá onde Honório lhe poderá responder.
Honorio, tb passei a sua resposta para o portal da UDS.
Enviar um comentário