De acordo com o director de distribuição da Electricidade de Moçambique, vinte por cento da energia eléctrica consumida na cidade de Maputo é roubada, provocando um prejuízo mensal superior a 400 mil dólares.
O director afirmou que o roubo tem lugar em quase todos os bairros suburbanos da capital, com extensão de fios térreos normalmente nas traseiras das casas.
Vistas as coisas de um ângulo possivelmente sociológico, aos fracos apenas resta jogar a sua táctica num campo que não é seu: o dos outros. Para eles não se trata, por hipótese, de roubar, mas de desenrascar. É a arte do fraco, nas palavras de Michel de Certeau, dos golpes que se desfecham pela surpresa na ordem dos outros.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário