Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
19 dezembro 2006
Fenómeno novo: tiroteio "chinês" em Maputo
O interessante não é que, uma vez mais, tenha havido tiroteio na baixa de Maputo, a isso já nos tiroteioámos, o interessante é que o tiroteio tenha sido originado, segundo a lacónica notícia da versão online do "Notícias" de hoje, por uma rixa entre comerciantes chinesas desavindas em negócios de produtos vários. Porém, a versão impressa do diário é mais pormenorizada e afirma que uma das femininas partes desavindas chamou homens chineses que começaram "a distribuir tiros por todo o lado". Uma mulher chinesa morreu com estilhaços de vidro de uma montra ("Notícias" de hoje, 19/12/06, p. 19).
A foto, extraída do "Notícia", mostra a fachada principal do estabelecimento comercial no qual se registou a rixa, na Avenida Fernando Magalhães.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Já são tantos para tiroteios mortíferos?
Serão apenas os interesses comerciais que estiveram no epicentro do tiroteio ou também os "passionais"?!
Já que não percebemos chinês, apenas confiaremos no que o adido de imprensa da embaixada nos disser.
Os jornalistas moçambicanos estiveram lá. Eu também-. Mas percebia-se que quando fosse para falar algo sobre os quais os moçambicanos não deviam perceber...iam eles no seu chinês!
Boas perguntas. Entretato, vamos aguardar, para ver se haverá algum esclarecimento oficial.
È o resultado de importamos criminosos das cadeias chinesas.Quando o embaixador nao reconhece a cidadania é pq esta a fugir com o rabo a siringa.
os chineses estao a invadir o nosso territorio com muita força. A migracao devia controlar a legalidade deles.Ao contrario de outras raças eles sao extremamente racistas.Quem ja entrou numa loja chinesa pode testemunhar.
Não me parece que seja possível estabelecer uma co-relação generalizante entre chineses e racismo.
Feliz ano novo, Wetela!
Enviar um comentário