14 novembro 2006

Bicicletistas "lixados" em Quelimane


Segundo o "Canal de Moçambique", o IXº Congresso do partido no poder, a Frelimo, tem perturbado imenso a circulação das bicicletas na cidade de Quelimane, onde elas se tornaram os táxis locais. Restrições na sua circulação estão a indignar os bicicletistas, especialmente os do enorme bairro Brandão, havendo 50 retidas na sede provincial do partido. A cidade tornou-se a meca dos 4/4. Eis um flash daquele jornal: "Os utilizadores de bicicletas andam em pânico. Nunca viram tanto “four by four” junto em todas suas vidas. O remédio é sair das estradas."

5 comentários:

Anónimo disse...

Trata-se de um puro discurso jornalístico.
Na verdade o amuento de viaturas "invisibilizou" os cilcistas de quelimane. Não é verdade que se proibem bicicletas mas que o "rigor" dos polícias de trânsito recrudeceu.
Um dia via pela televisão um polícia, da penaha, a gerir bicicletas, dando a cada lado, seu tempo. De repente vi um "corajoso" a desrespeitar todo o gesto policial, bem como todo o codigo de estrada, cortanto em diagonal a sua marcha. De uma ponta da estrada para outra!
Títulos como esses são habituais neste jornal. Vide a proposito o outro título: REPARAÇÃO de cemáforos perturba o trânsito!(http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=6&idRec=1169)
E.V

Carlos Serra disse...

Não creio que o Luís Nachote se tenha enganado. Abraço.

Anónimo disse...

O Professor pode ter razao.
Todavia, ha aspectos a considerar.
1. O que significa "atravessar" massivamente a estrada?
2.Porque a "bichina" de José Norberto esteve por horas retida?
3.Sera que a ausencia de dinamos em quelimane justifica a legalizacao de bicicletas sem lampadas?

Carlos Serra disse...

Não sei respoonder a nenhuma das suas três perguntas. O que me importou foi reter uma "fotografia", a de Nhachote, que creio excelente. Conheço bem Quelimane, sei do seu intenso bicicletismo e não me surpreende que tanta gente, tanta segurança e tanto carro leve a pesadas restrições na circulação, com os polícias bem mais severos. Acho fascinante a luta entre o "centro" /4/4) e a "periferia" (bicicleta)...Abraço.

Anónimo disse...

Interessantemente terei que dar razao aos dois. Quem conhece Quelimane sabe que, no 'dia a dia', os ciclistas sao os verdadeiros 'reis' da estrada. E, obviamente uma observacao e reclamacao dos automobilistas, que nao vem com bons olhos um poder acrescido de viaturas que percebem como inferiores, mas que mesmo assim conseguem manter uma certa, ainda que aparente, 'hegemonia' nas estradas.

O que se esta a observar agora, creio que e sim uma guerra entre o centro (com a invasao de Maputo, e nao dos 4x4) e a periferia (Quelimane, e nao as bicicletas).

O que e triste e ver que a policia a agir tao zelosamente apenas porque o 'patrao' esta a ver. E ja se sabe os abusos que podem acontecer quando o 'patrao' esta a observar a eficiencia do nosso trabalho.