As populações foram avisadas de que deveriam estar todas no comício com as estruturas da Nação. As estruturas chegaram. A estrutura máxima dirige-se às populações, boné jetset protegendo a fala e camisete com os dizeres "vamos lá ouvir" de uma provedora de celulares:
-Bom dia, companheiros! Estamos muito satisfeitos por verificarmos que estão a trabalhar com muita vontade, que tendes produzido muito milho, muita mandioca, batata, couves, galinhas. Tudo isso é porque vocês compreenderam o plano quinquenal do Governo. Temos de vencer a pobreza absoluta, daqui a cinco anos ela tem de estar reduzida a 30%. E vamos também lutar contra o HIV/SIDA, a pandemia do século. Companheiros, vamos deixar de estender a mão para a esmola, vamos colocar a mão na enxada e trabalhar ainda mais. Unidos venceremos a pobreza! Obrigado.
O comício acabou, as estruturas dirigem-se para os confortáveis 4/4 e o embaixador da União De Luta Contra a Pobreza diz à estrutura sénior:
-O vosso povo é pacífico e trabalhador.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Sem comentários:
Enviar um comentário