O que significa compreender? Compreender significa que sou capaz de procurar conhecer o sistema de referências de alguém, quer dizer, o quadro social que o informa, que o dirige.
Mas compreender outrem, não significa aceitar o seu sistema de referências.
Uma grande parte dos problemas de conflito social nasce quando em lugar de procurarmos conhecer o sistema de referências de outrem, simplesmente submetemos esse outrem ao nosso sistema de referências.
Chamo a isso fagocitose cognitiva.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
3 comentários:
Professor, sempre sábio nas observaçoes e explicacoes. Compreender é mesmo isso. a sociedade seria diferente se fossemos capazes de copmpreender os outros.
a incompreensão esta mesmo na base dos conflitos sociais. a nivel das relacopes.
Não sei se é pedir demais, mas gostava que o professor falasse um pouco deste tema a nivel das relacoes de parentesco, concretamente entre pais e filhos. Sempre quis escrever sobre isso, mas não me acho capacitada para tal. talvez comentando a respeito no seu blog eu possa me expressar melhor.
Cumprimentos
Tina
Olá, Tina. Tu és capaz se quiseres. Todavia, tentarei nos próximos tempos responder ao teu apelo, ainda que não tenha investigação empírica sobre o tema.
La isso e verdade Professor...e devo dizer que compreeder e uma arete que infelizmente nao e dominado por todos mesmo ate os intelectualmente esclarecidos, exige sim um certo grau de abstracao do nosso sistema de referencias...
Enviar um comentário