07 novembro 2006

99.º lugar para Moçambique na corrupção mundial

O nosso país ocupa o 99.º lugar com o índice 2.8 numa escala entre 0 e 10 de uma lista de 163 países segundo o Index de Percepções de Corrupção 2006, lançado ontem pela Transparência Internacional (TI). O zero indica elevados níveis de percepção de corrupção e o 10, baixos níveis. O relatório da TI mostra uma forte correlação entre pobreza e corrupção. Os países com menores percepções de corrupção são a Finlândia, a Islândia, a Nova Zelândia e a Dinamarca.
__________________________
http://www.transparency.org/
http://www.transparency.org/news_room/in_focus/cpi_2006/cpi_table

2 comentários:

La Strega disse...

Sem querer entrar no debate dos porques e mecanismos precisos (particularmente com a contribuicao de quem) da corrupcao, estas estatisticas servem exactamente para que? Reforcar que somos pobres? Ja sabemos. Que somos corruptos? Ja sabemos. Que as duas coisas estao ligadas? Sentimos na pele todos dias.

Parece-me que sao formas de nos lembrarem que nos estamos aquiiiiiiiiiiii bem em baixo. E eles se divertem laaaaaaaaaaaaaaa bem encima.

Cada ano ficamos contentes de subir um degrauzinho. E deprimimo-nos se descemos um (ou meio). Mas no terreno (onde as coisas acontecem) que e que muda realmente? Continuamos pobres e corruptos.

E como diz o diagnostico, nem as leis nos ajudam. E tempo de mais accao de impacto e menos paleio. E tempo de realmente se trabalhar contra a pobreza, em vez de andar por ai a fazer festas com caviar e champagne, para angariar fundos para distribuir feijao com farinha de milho (bem ao estilo da Suzaninha da Mafalda).

Carlos Serra disse...

Partilho a sua preocupação.