De acordo com a estação televisiva STV no seu noticiário das 20 horas, cerca de 50 alunas desmaiaram nas últimas duas semanas na Escola Secundária da Manhiça. Segundo um psicólogo, trata-se de um caso de histeria colectiva; segundo a Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique, trata-se da acção de espíritos.
Adenda: recorde neste diário aqui e aqui.
Adenda 2 às 05:08 de 10/03/2015: num dos casos mostrado pela STV, uma estudante estava claramente com um ataque epiléptico. A epilepsia é, frequentemente, havida como manifestação dos espíritos nas crenças populares.
Adenda: recorde neste diário aqui e aqui.
Adenda 2 às 05:08 de 10/03/2015: num dos casos mostrado pela STV, uma estudante estava claramente com um ataque epiléptico. A epilepsia é, frequentemente, havida como manifestação dos espíritos nas crenças populares.
2 comentários:
Para o bom do nosso psicólogo, Chitima deve ser um caso de suicídio colectivo semelhante ao que alguns seres vivos praticam ao sentirem a espécie ameaçada por escassez de recursos de sobrevivência.
Quem detém estes doutos rapaces de que a ciência é presa?
O Departamento de Antropologia do Instituto Superior de Estudos de desenvolvimento Local (ISEDEL), onde eu trabalho, iniciou esta semana uma investigação com vista a procurar respostas para o fenómeno da Escola Secundaria da Manhica. Respostas cientificas independentes, não soluções. Um dos grandes problemas actuais e motivacionais esta associado ao facto de todas as explicações actualmente dadas sobre o fenómeno (de autoridades tradicionais, técnicos de saúde plural, populares, etc) não constituírem fontes fiáveis de informação em virtude de a sua aquisição não ter tido rigor metodológico e não possuírem poder descritivo e explicativo e robustez teórica/conceptual. O gravíssimo problema de todos, não e o direito que estas fontes de conhecimento tem de manter a dinâmica social e construir e representarem os fenómenos sociais mas sim o facto de integrarem conjecturas académicas! Os académicos tem-se pronunciado sobre este caso transformado hipóteses dedutivas em verdades. Qual e o valor teórico ou conceptual das nossas explicações se elas não são baseadas em trabalho de campo e dados da Escola Secundaria da Manhica?
No ISEDEL preferimos usar a escola velha da ciência: Conhecimento pelas causas e mediação entre teoria/conceitos e realidade social.
Esperamos publicar os resultados quando a investigação terminar.
Enviar um comentário