12 outubro 2010

Os vidros fumados

No número 8 de uma série ainda não terminada - Indicadores suspeitos e comoção popular -, escrevi o seguinte:
"3. Essencialização. Todo aquele que, em meio pobre, tiver uma casa considerada luxuosa, de muros altos, todo aquele que use viaturas de luxo, especialmente com vidros fumados, é "sem qualquer dúvida" raptor de seres humanos. No imaginário popular, a essência da riqueza advém dos negócios obscuros e de práticas mágicas."
Prestem atenção a esta notícia: "No meio de toda confusão gerada tudo acabou sobrando para o jovem professor Brisito Lourenço Marques, que é igualmente o secretário distrital da OJM em Caia, ora impedido de cirrcular livremente com a sua viatura com medo de a mesma poder vir a ser destruída por populares os quais alegam tratar-se do meio de transporte usado no rapto de menores. Trata-se de uma viatura da marca Nissan Terrano, de cor preta e com vidros fumados a qual, segundo apuramos, por uma questão de medida de segurança encontra-se parqueada no Comando Distrital da PRM desde o dia que começou a ser referenciada em Setembro último."

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto em Xadrez chama/se fazer um roque para proteger o rei.
Porque saem os Ministros? A MEU VER o Dr Garrido sai por causa dos seus pronunciamentos durante as manifestacoes, quando falou dos mortos (acho que ele nao escondeu o que viu no hospital e a sua cara funebre dizia tudo) e porque a classe dos enfermeiros, que, ao que parece ficou galvanizada pelo sucesso da manifestacao de 1 a 3 de Setembro e pela ameaça de greve dos antigos combatentes queria repetir a dose. Acho que o PR ja se deu conta que os médicos tambem nao estao muito contentes... Assim o PR mata dois gatos de uma so cajadada, mas sacrifica o apoio popular que tinha com este Ministro.
O Sr Fernandes sai por causa do desastre que foram as medidas tomadas pelo executivo.
O Sr Soares Nhaca pela continua paralesia da Agricultura e pelas fortes criticas vindas dos varios circulos da sociedad que ultimamente atacam o desempenho deste sector.
O Sr Pacheco, nao caiu, mudou de poiso. Acho que aqui há espaço para muitas conjeturas. Mas este é talvez o mais impopular de todos os Ministros afectados pela mexida presidencial.
O efeito destas medidas (a meu ver): Elas vem tarde mas vem dar razao aos "arruaceiros" e como que pedir-lhes um voto de confiança. Vamos ver é como é que elas serão aceites pelas pessoas. Particularmente, em relacao ao Garrido e ao Pacheco acho que nao vai ajudar o PR a repor a imagem que se criou com as manifestações. No primeiro caso acho que peca, aos olhos da população, por excesso e no segundo por defeito. Quanto à agricultura, este ministério parece afectado pelas mudanças climaticas. É um completo enigma e ninguem dura por lá... Será que os Deuses andadam a fechar a chuva??? Mas de qualquer forma, com tanta instabilidade, nao creio que se possa fazer algo neste sector.
Contudo, eu nao acho que as medidas tomadas muito efeito positivo imediato. Na verdade o que parece que as pessoas querem medidas que desagravem o custo de vida. E essas parece que o Governo nao tem controle sobre elas, por varias razoes. Mas pior seria nao fazer nada!