31 outubro 2010

Dossier (2)

Queira consultar a segunda parte de um dossier com peças do semanário "Savana" de 29/10/2010, aqui.
(continua)

7 comentários:

fenix disse...

Moçambique precisa dos paises limitroferes que referiu para esses paises moçambique é um empecilho, resta saber o que é Moçambique na consciencia dos moçambicanos e como as nacoes unidas realiza a conjectura. No fundo o mundo precisa urgentemente de um pais africano que promova o progresso intlectual que desenvolva o bem estar dos seus cidadãos e que sirva de modelo social na região(e não tem nada a ver com estilos uma vez que as metodologia aplicadas estagnaram).
Em suma o que os Moçambicanos pensam que têm direito de esperar alcansar com o fruto do seu trabalho(A Falta de uma ocupação construtiva vira ocio que descamba em preguicite aguda que dá origem ao vicio, que cria dependencia que leva ao desespero que exige uma purga que só trás destruição e morte(das ideias e ideais), Um povo ocupado é um povo animado por um objectivo solidario na realização das suas espectativas sociais, um povo desocupado é um povo abandonado.(entendendo que o trabalho dignifica o homem e que cada trabalhador tem direito á justa remuneração pelo esforço dispendido em prol de um objectivo cumuns mediante as suas expectativas sociais e aspiraçoes naturais, ela ve-se nos impostos(a produção agricola é cada vez mais uma forma de contribuição) descontados e ou na produção de conteudos socio-culturais sendo que a criação artistica e a inclosão social nos reflecços sociais o expoente maximo da estelização social. praticamente hoje gere-se um pais com base na carta dos direitos humanos com a legislação do trabalho mundial e demais tratados e regras cumunitarias no respeito pela liberdade, igualdade, justiça social e livre criativdade individual.
Só acho estranho é num texte poderem-se usar adubos quimicos segundo depreendo esses materiais perigosos, toxicos ou facilmente inflamaveis devem de ter normas e funcionamento propios e regulados a nivel internacional, quem faz um teste num rio com quimicos (só terroristas) e quem autoriza(só irresponsaveis)mas sempre vale a intenção beneficiar a popolação do pais irmão, ai mais vale arrumar muito bem a casa e aprovisionar muito bem todas as despensas para se posicionar muito correctamente para com as exigencias, e não dar hipotses nas aos adversarios com a justiça das nossas pretençoes(que eu penso serem as mesmas a liberdade do povo a unidade do pais pela coesãosocial e a pratica da solidariedade para com os mais desfavorecidos)e o movimento é o normal avançando mas permitindo a penetração que viabilize a envolvencia.Eu tenho observado que a companha nos EUA já vai em franco desenvolvimento que os democratas estao a dar de 10 a 0 aos republicanos pelo menos em intençoes de voto e votação antecipada que o marasmo é conjectural que as oposiçoes em moçambique em portugal e nos estados unidos não existem pois o mundo esta confrontado com um paradigma, regra geral nesses momentos a humanidado tem parado e depois inconscientemente lança-se no abismo e barberie. neste contexto acaba o mundo como o conhecemos e começa o admiravel mundo novo, o desconhecido, como a acalmia das aguas antes da tempestade ou o silencio antes da morte quebrado por um choro de criança, liberdade, igualdade, fraternidade, justiça ou...

fenix disse...

o Presidente Obama(é o que eu penso embora ele possa ter mais apoiantes fora dos stades do que aqueles que precisa dentro de portas) esta bem e recomenda-se a campanha decorre normalmente mas em canais particulares deste tempo os voluntarios estao no telefone e no porta a porta, em redes sociais e já anteriormente a maior parte dos donativos tinha sido angariada junto dos eleitoras com pequenas quantias quem percebeu a gestão obama já encontrou lugar (nova geração de politicos gestores) nas grandes companhias(desastre no golfo do mexico) como é normal, agora é só conquistar a maioria de lugares possivel e deixar os jovens explicarem os novos paradigmas aos conselhos de administração(como uma revolução que vem de dentro)não gostei muito das movimentaçoes na CIA (a respeito dos engenhos explosivos frabicados á base de fertilizantes encontradas nos avioes) mas é normal pois ai joga-se duro e com o vice presidente agastado pela idade mesmo que a primeira dama venha a terreiro não é a mesma coisa derivado da cor da pele e ai sera encontrar alguem com peso ou carisma para levar o estandarte da alvura. Essa região de africa tem muito tempo e sofreu pouca alteraçoes, as movimentaçoes ocorrem regra geral no mesmo sentido, prencipio e pressopostos, mas a realidade é inal(enquanto na america as popolaçoes são deslocadas ai são movimentos normais a matola e a sua consentração é normal mas quando descomprimir tambem sera natural é uma questão de oportunidades ou desoportunidades(que se perdem ou que vão acumulando por nunca chegarem por não serem criadas condiçoes, gente em torno de nada ou de migalhas um dia ou rebentam ou partem ao encontro de uma oportunidade a questão é tornar o pais auto-sustentavel, num caso quem perde é o povo no outro os dirigentes mas se alguem ganhar seram todos, mas na realidade o unico lugar facilmente defendido seria a catembe tudo o resto estaria á merce dos elementos ou das vicicitudes da vidae que a realidade sempre impos a essas gentes as amizades, valores e interesses e que eles nunca se esforçaram por uma disciplina ou justeza de caracter que tornace viavel a patria assim como que um Pais numa Patria adiada. a alemanha é toda navegada por canais que permitem a circulação de grandes volumes de cargas esse modelo tem uma forma metodica de gestão e enquadramento numa dinamica funcional que obedece a uma logica administrativa regular e normativa(standart/burocrat, aquela medida obedece aquele lugar e encaixa nesta logica naquela plantaforma como diz o formulario)A logica desse funcionamento:
metodo alemão, segurança administrativa Holandesa, capital chines responsabilidade executiva da logistica do funcionamento Americanos/ingles e toda numa logica de emparelhamento como em angola no posicionamento dos trabalhadores na prespectiva da aprendisagem, consultudoria de gestão Suiça.Em suma Moçambique tem de encontrar um designio Nacional que permita normalizar e estruturar o normal funcionamento das instituiçoes e permita a funcionalidade dos lobis, que alivie a pressão em torno de Maputo, que crie trabalho a medio praso que viabilize a criação de algo propio e particular como espoente do engenho da arte e da beleza que comungue da estectica de um povo que se quer firmar e que sirva de matrix a um pensamento o perpectuo movimento essa é uma força energetica que ira defenir então se o Moçambicano é na realidade preguiçoso ou não.

fenix disse...

Eu estou longe e secalhar estou errado pois falta-me a noção da vivencia e a precepção do imediato e da confluencia de pontos que permitiriam ler a realidade, assim e a esta distancia essa regiaõ de Africa tem um futuro brilhante se jogar pelas regras da boa administração e execução da coisa publica, não só para esta geração mas para todas, aqui tão perto e tão longe é essa duvida que antecede os grandes momentos é virar de caras e enfrantar o desafio aproveitando o balanço de destino para agarrar o futuro com ambas as mãos no pico da tempestade, e eu ia gostar de ver, ia sorrir assim;-).

Abdul Karim disse...

" No fundo o mundo precisa urgentemente de um pais africano que promova o progresso intlectual que desenvolva o bem estar dos seus cidadãos e que sirva de modelo social na região..." - Fenix

Concordo em Absoluto.

E ai, onde acho que Mocambique esta perder uma opurtunidade unica, de possivel vantagem internacional, enquanto se luta por manter internamente uma ideologia que exclui.

SIM, podia ser diferente e seria muito bonito, e venceriamos de certeza.

ricardo disse...

"...metodo alemão, segurança administrativa Holandesa, capital chines responsabilidade executiva da logistica do funcionamento Americanos/ingles e toda numa logica de emparelhamento como em angola no posicionamento dos trabalhadores na prespectiva da aprendisagem, consultudoria de gestão Suiça.Em suma Moçambique tem de encontrar um designio Nacional que permita normalizar e estruturar o normal funcionamento das instituiçoes e permita a funcionalidade dos lobis, que alivie a pressão em torno de Maputo, que crie trabalho a medio praso que viabilize a criação de algo propio ..."

Mesmo porque, tambem isto e verdade:

"...De notar que, o Governo moçambicano aprovou em Maio do ano passado, o projecto de construção de uma nova linha-férrea de aproximadamente dois mil quilómetros, incluindo pontes e uma extensão total de 6392 quilómetros de estradas vicinais, que poderá entrar em funcionamento dentro de 14 anos ligando o país inteiro. O empreendimento, integrado na Estratégia para o Desenvolvimento Integrado do Sistema de Transportes, é um investimento estimado em mais de 11 mil milhões de dólares norte-americanos. Pretende-se assim criar o chamado corredor de desenvolvimento, para facilitar a planificação, implementação e gestão integrada, com o qual o transporte ferroviário interage com os portos, vias rodoviárias e os investimentos âncoras na sua área de influência. A título de curiosidade, assinale-se que, um estudo recente da universidade de Montreal no Canadá mostra a grande rentabilidade da exploração do transporte multi-modal envolvendo os ramos rodoviário e ferroviário para o escoamento de mercadorias nas distâncias médias de 750 e 1500 km respectivamente, o que se ajusta à realidade moçambicana..."

Em suma, um multimodal door to door que exclui a vertente fluvial, porque evidentemente, ele ainda reflecte o conceito local sobre o comercio com o hinterland. Tal como nos tempos da colonia...

So que, no multimodal door to door de raiz, isto e mais do que verdade:

"...As hidrovias são vitais para o transporte de grandes volumes de cargas a grandes distâncias, e constituem importante ferramenta para o comércio interno e externo, pois propiciam a oferta de produtos a preços competitivos. Em termos de custo e capacidade de carga, o transporte hidroviário é cerca de oito vezes mais barato do que o rodoviário e de três vezes, do que o por ferrovia. Verifica-se, por exemplo, na União Européia, que a energia específica despendida pelo modo hidroviário é da ordem média de 0,6 MJ/t.km (megajoules por tonelada-quilômetro), enquanto, em condições semelhantes, a ferrovia despende de 0,6 a 1,0 MJ/t.km e os caminhões pesados de 0,96 a 2,22 MJ/t.km..."

Peguemos na calculadora, e vejamos quanto de petroleo se deixara de importar para atingir o mesmo fim. Quanto de biocombustiveis nao se produzira desnecessariamente. O quanto de leasing de servicos se deixara de cobrar para a camionagem. O quanto de seguros se deixara de cobrar para o transporte de carga "as mejinhas", coisa que um simples batelao faria uma so vez. etc.

Os prosperos empresarios do sul do Save, vao ter que se dedicar a um unico ramo. A especulacao imobiliaria e fundiaria, porque alem de vender, nada mais tem para nos oferecer. Industria? O que produzem? Comercio? Onde se abastecem? Servicos? O que e a quem os prestam?

E por esses a quem os sinos dobram.

Ou seja, APENAS ganham a industria e comercio abrangidos pelo curso de agua, porque se tornam, decerto, muito mais competitivos, beneficiando o consumidor e o estado, que arrecadara mais impostos.

Alias, em posts anteriores, ao lancar a minha proposta de redimensionamento do governo pelo emagrecimento do mesmo, tambem estava a afinar no mesmo diapasao.

Tambem e verdade:

"...acho estranho é num texte poderem-se usar adubos quimicos segundo depreendo esses materiais perigosos..."

Mas para isso e que se esta a defender um terminal de bateloes a entrada do Zambeze para que essas regras sejam aplicadas.

fenix disse...

Eu quando falei em "agua" falei em perpectuo movimento. eu quando vejo televisão vejo.
1- Moçambique sofre seca
2- Paludismo
3- cheias em tal e tal
4- Fome(agricultura)
5- Democracia e acesso á cidadania
(locomução)
Covem depois criar no minimo tres centrais de desçalinização da agua do mar e articular tudo com estaçoes de tratamento de agua dos esgotos e depositos de abastecimento que comportem o municiamento dos vaus.
A Alemanha deve de ter mais ou menos a mesma dimenção de moçambique. penso que em moçambique deve de ter as materias primas necessarias á construção destas obras(cimento, pedra, areia e ferro).
se um dia construirem não se esqueçam do movimento de pessoas e animais de preferencia com a construção de passagens inferiores.

fenix disse...

Se a Holanda foi buscar terra ao mar penso que seria mais facil moçambique ir buscar a agua ao mar, Á paises cruzados por canais imensos(canada/EUA, nos grandes lagos)

Os Rios | Dados Geográficos | Deutsche Welle
A densa malha de rios e canais navegáveis perfaz 7,5 mil quilômetros e é um importante eixo de trânsito nas direções leste-oeste e norte-sul, ...
www.dw-world.de/dw/article/0,,896537,00.html

Etc.