19 outubro 2010

Dois postulados

Dois postulados:
1. Quanto mais conhecermos as causas da violência social, mais capazes seremos de a prevenir. A violência social não se combate com cruzadas de falsa moral nem com tiradas de criminalização barata, mas com o conhecimento rigoroso e honesto das infra-estruturas sociais e mentais que a ela conduzem ou podem conduzir.
2. De nada serve mostrar continuamente em inúmeras instâncias de debate e persuasão que a violência é desnecessária e nociva, se não forem continuamente desarmadas as condições sociais que continuamente armam as mentes ("mentes armadas", uma bela expressão do bispo Diniz Sengulane que usei como estímulo neste texto no qual fiz uso por três vezes do advérbio "continuamente").

4 comentários:

Unknown disse...

Obrigado por esta professor. Infelizmente nós os “crédulos” continuamos a achar que a solução primeira está no assumir o erros. Só assim trabalharemos na redução das assimetrias sociais.

É que os nossos académicos preferem, não sei a troco de quê! Desviar a atenção dos dirigentes dizendo-lhes que com eles está tudo bem, procurar responsabilidades nas questões como analfabetismo. Como se o estado não fosse o responsável numero 1 pela educação do seu povo!

Abdul Karim disse...

Chacate,

A qualidade de educacao faz toda a diferenca,

E da maneira como a situacao se mostra em Mocambique, tende a piorar, porque a qualidade de educacao tende a baixar,

A questao melhoria da qualidade de educacao em Mocambique 'e fundamental, ela afecta a sociedade toda, e ai eu temo que a coisa estaeja apenas no principio.

No tempo do Machel, eu deixei de estudar porque nao tinhamos carteiras pra sentar, era um stress voce ir 'a escola ter boas notas mas nao poder escolher o curso que queres e deixava sem prespectiva,

mas tinhamos bons Professores, eu tive bons professores na Manyanga, e nunca consegui imaginar como abordar um Professor para ter boas notas, e fazer a troca financeira, entre as notas financeiras e escolares

Hoje, sao os professores que pedem dinheiro, pedem favores sexuais as meninas pra notas, isso por si so, afecta e influencia toda a actuacao e estar perante a vida, do alunos enquanto viverem, rebenta com toda a estrutura moral da sociedade, o resto vai acontecer normalmente, porque se abriu estaco para ma conduta e imoralidade na escola, que devia de ser a base de sustentabelidade e desenvolvimento humano de mocambique.

Nao sou psicologo, mas 'e basico que se aprende mal, voce vai aplicar mal e vai ensinar pior.

A melhoria de qualidade de educacao 'e fundamental para Mocambique.

Anónimo disse...

prof.
Gostei de telo ouvido hoje no cafe da manha do Emilio Manhique.
Agora oiço O Jorge Rebelo a falar muitõ diferente daquilo que dizem os CAMARADAS.
PS. Se alguem tiver excertos dos discursos de SAMORA MACHEL peço os
meu email mariti177@hotmail.com
Mario lithuri

Unknown disse...

Abdul Karim,

Concordo plenamente consigo. Porém, isso não retira a responsabilidade do Governo como tentam nos fazer aceitar alguns académicos com destaque para o colaborador do Jornal Notícias! Obviamente porque esta é da responsabilidade do estado.