14 julho 2010

Natureza que rende

Ouvia um membro do governo falar das maravilhas que podem ser exploradas no país em termos de recursos naturais. Cada vez mais mostramos uma alma sistemática: a alma dos recursos naturais, a alma da natureza, alma que pode gerar lucro. A natureza é a nossa moeda de troca, estamos ainda completamente distantes do neolítico local, da produção nacional, da industrialização nacional. Somos matéria-prima. Continuam a ser os estrangeiros quem, sistematicamente, comanda o neolítico. Mas, enfim, amamos viver de rendas. O combate à pobreza - tema da moda - é fascinante. Definitivamente, somos natureza que rende, o futuro não interessa.

4 comentários:

Anónimo disse...

concordo. "amamos viver de rendas" e nao do valor acrescentado... E a natureza vai-nos cobrar o seu preço. A poluição das águas sera um dos preços que teremos que pagar em breve. Ja vi noticias de rios poluidos com mercurio em Manica... Dentro em breve teremos um Zambeze sem crocodilos...

Esperemos nao chegar a tanto, mas... na verdade QUASE tudo depende de nós...

M

Anónimo disse...

O problema e que somos muito bons nos discursos. Por outro lado somos comodistas/relaxados. Pensam que basta dizer que somos ricos em recursos naturais que por magia tudo acontece. E e mais facil cortar madeira, explorar pedras, isto e ter um negocio que delapida os recursos que um negocio que promove conservacao e proteccao dos recursos. Isso e que tem que mudar

Torres disse...

Professor,
Estive a ver o site do Governo de Mocambique http://www.mozambique.mz/
Sobre a localizacao geografica de Mocambique, esta escrito o seguinte, que passo a citar:
"Localização: Moçambique é localizado estrategicamente na costa oriental de África Austral, e é a porta de entrada para 6 países do interior ..."

A questao que coloco e seguinte: como e que, objectivamente falando, um pais pode estar localizado "estrategicamente" num determinado local?
A localizacao geografica do territorio nacional e independente da valoracao, do juizo de valor que lhe atribuimos.
Penso que a localizacao geografica deve ser tratada de forma objectiva. E so mais tarde e que devem vir tais adjectivos.

E o tal pais-Natureza. Um pais pensado PARA OS OUTROS. Toda a linguagem de propaganda e no sentido de tornar o pais mais COMESTIVEL pelo capital estrangeiro. Um pais em "STREP-TEASE"

Anónimo disse...

Acho que não estão a ver o filme todo. Elevemos a nossa auto-estima!

Por exemplo:

Sabem quem suporta a crise na banca portuguesa? Somos nós!

Reparem, a propósito de uma avaliação negativa que Credit Suisse fez a um dos principais bancos comerciais portugueses:

…No entanto, o analista do CS não deixa de frisar alguns pontos positivos do BCP, apontando como referência… os forte lucros em Moçambique…



http://economico.sapo.pt/noticias/credit-suisse-faz-avaliacao-negativa-do-bcp_94550.html