29 abril 2010

Ciências sociais e verdade (6)


Mais um pouco da série.
As chamadas ciências sociais (humanas, dirão outros) nasceram como protesto contra os saberes apresentados sob forma de revelação por dedução a partir de verdades eternas. Nasceram contra o saber religioso, escolástico e filosófico.
E nascendo, os seus autores fizeram-no com o objectivo de obter um saber sistemático e secular acerca da realidade social, que pudesse ser empiricamente validado.
Mas nasceram fundamentalmente sob a égide do Estado, cioso de conhecer e de controlar mais profundamente os seus cidadãos, de vencer de alguma maneira a opacidade social. O objectivo último é o de obter níveis crescentes de controlo político, normalizando e disciplinando corpos, pensamentos e reacções.
(continua)

1 comentário:

Abdul Karim disse...

Professor,

Se o "objectivo ultimo 'e obter niveis crescentes de controle politico, normalizando e disciplinando corpos, pensamentos e reaccoes", entao acho que deveriam chamar-se ciencias politicas talvez,

Senao vejamos se "politizar-se" demaziado as ciencias sociais, ao ponto de forca-las a nao considerar o social e a verdade entao chegamos ao fim,

Nao acredito haverem possibelidades de o social viver apenas o "politico" e de "injeccoes de anestesia" aplicadas para o controle politico, atravez das instituicoes de ensino.

Vamos ter um social catastrofico, deformado, um "aborto", alias, isso ja 'e visivel em Mocambique.

Ja nao temos caminho para continuar a mentir, ja nao 'e mais possivel, a nao ser que se pretenda ter um social, totalmente animal.

Nao oponho 'a origem das ciencias sociais, mas talvez o objectivo final podesse considerar alternativas filosoficas de desenvolvimento humano,... ou so nao considera em Mocambique ?