Segundo a Rádio Moçambique, um morto e três feridos é o balanço preliminar de um confronto entre a polícia e trezentos homens e mulheres munidos de paus e de catanas, entre outros instrumentos, que assaltaram e saquearam o centro de saúde de Macoroja, distrito de Moma, província de Nampula. Subentende-se do relato que o assalto (que abrangeu igualmente uma escola primária e a sede do partido Frelimo) tem a ver com a cólera na região. Continue a ler aqui.
Comentário 2 às 21:02: sobre a cólera e para Cabo Delgado em 2009, recorde aqui; para a Zambézia deste ano, recorde aqui. Entretanto, ao longo de anos, tenho-me esforçado por mostrar em livros e neste diário que a crença à retaguarda da cólera social - desinformação como se diz na imprensa - tem de ser seriamente analisada. O que está em causa é o conjunto de infra-estruturais sociais e mentais que produzem e reproduzem a conviçcão falsa de que o governo quer matar as pessoas introduzindo intencionalmente a cólera. Temos de sair do discurso corrente, temos de saber descodificar a mensagem escondida. Na verdade, a questão central consiste em averiguar, com profundidade, qual o problema ou quais os problemas reais que se esconde (m) atrás de uma linguagem errada. Sugiro, uma vez mais, que se leia um livro meu, de 2003, com a capa ao lado.
Pergunta: o que têm os leitores a opinar?
Adenda às 5:53 de 16/02/2010: o "Notícias" de hoje refere igualmente 300 pessoas e acrescenta que os agentes da saúde foram acusados de propagar a cólera. Aqui.
4 comentários:
Em Cabo Delgado e a mesma coisa. As populacoes de uma aldeia acusaram o Governo, na presenca do Governador de espalhar a colera na cidade.
Pedro Nacuo, num artigo de opiniao no NOTICIAS de hoje e que esmiuca muito bem estes fenomenos.
Realmente, um admiravel mundo novo existe para la de Marracuene...
Correccao:
O artigo de Nacuo e de 13/02/2010, pode ser lido aqui:
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/968967/20100213
Hoje, tambem esta la um outro artigo interessante sobre a saude, leiam-no:
http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/969765
Um jornalista disse-me que parece ter havido tb problemas em Lioma. Aguardo confirmação.
Triste notícias as da minha querida Moma
Enviar um comentário