14 janeiro 2010

Sobre a tragédia do Haiti


Terão morrido dezenas de milhar de pessoas no decorrer de um terramoto sobrevindo no Haiti. Segundo um geofísico em entrevista a um jornal brasileiro, "o terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti na tarde de terça-feira liberou energia equivalente a 30 bombas nucleares, como a que destruiu a cidade japonesa de Hiroshima, em 1945. - É como se 18 bilhões de quilos de dinamite explodissem ao mesmo tempo". Aqui. Por outro lado, o assessor do presidente brasileiro para assuntos internacionais, Marco Aurélio, teme agora um levante popular. Aqui. Leia ainda aqui. Imagem reproduzida daqui.

14 comentários:

umBhalane disse...

Ontem apanhei um debate TV sobre o Haiti,com 3 representantes de testas de apoio imediato - UE, AMI - Assistência Médica Internacional e um médico muito experiente em intervenções idênticas - Iraque, Indonésia, etc,...

Fiquei boquiaberto com as condições de vida prévias/anteriores ao terramoto - pobreza generalizada e falta de estruturas e bens essenciais primários - água, electricidade, saneamento/esgotos, habitação, saúde, educação,...

Imagine-se agora a situação com a destruição massiva.

Os ingredientes de um levantamento popular estão todos reunidos.

Anónimo disse...

Eu me pergunto, o que se vai conseguir com o suposto levantamento popular? Isso trará melhoria nas condições de vida?
Saudações.

ricardo disse...

Há 200 anos que é assim na primeira república negra independente da humanidade. No país de Papa & Baby Doc, dos Tontons Macoutes e do Voodoo esta tem sido a realidade esquecida.

Foi preciso um terramoto bíblico para "descobrirem" o que aquilo é. Um antro de ditadura sanguinária, crime, corrupção, prostituição e pobreza absoluta e êxodo para França e EUA!

Ver: http://www.giles.34sp.com/biographies/papadoc.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/François_Duvalier

http://www.dictatorforhire.com/jean-claude-baby-doc-duvalier.shtml

http://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Claude_Duvalier

http://www.moreorless.au.com/killers/duvalier.html

Qualquer semelhança com a nossa realidade terá sido mera coincidência...

Anónimo disse...

Muita pena para os haitianos. É mesmos uma tragédia!
MF

Anónimo disse...

Lamentavel... E um Cenario Indescritivel!!!!

Solidarizo-me com este Povo neste momento de luto e dor!!!!

Abraco Fraterno de Fijamo - Quelimane

ricardo disse...

Os Duvalier e o trágico destino Haitiano (Parte 1)

Haiti ganha a sua independência em 1 de Janeiro de 1804, tornando-se a primeira república negra do mundo. Sua história segue então um padrão de violência e instabilidade política, com uma sucessão de governantes depostos por revolução ou assassinados. No início do século 20 os Estados Unidos tornam-se mais envolvidos nos assuntos internos do Haiti. Os Marines ocupam o Haiti de 1915-1934. A influência indirecta dos EUA dura até 1947.

François Duvalier nasce a 14 de Abril de 1907 em Port-au-Prince, capital do Haiti. Seu pai é um professor e jornalista. Sua mãe trabalha em uma padaria. Duvalier estuda medicina na Universidade do Haiti. Ele é diplomado em 1934. Trabalhando como médico ganha a alcunha de "Papa Doc" atribuída por seus pacientes. Embora seja reconhecida a sua ajuda humanitária e intelectual, Duvalier, também desenvolve um profundo interesse na Raiz Africana da cultura haitiana, ajudando a fundar em 1938 os "Griots"uma grupo de escritores comprometidos com o nacionalismo negro e o misticismo voodoo. Entre os pobres e os supersticiosos Duvalier vai ganhar a reputação de praticante de feitiçaria voodoo.

1939 - Duvalier casa com Simone Ovide Faine, uma enfermeira, a 27 de dezembro. O casal tem quatro filhos, três filhas (Marie Denise, Simone e Nicole) e um filho (Jean-Claude).
1943 - Ele participa de uma campanha patrocinada pelos EUA para controlar a doença tropical contagiosa bouba, uma infecção da pele, ossos e articulações.
1946 - Duvalier junta-se ao governo do presidente Dumarsais Estimé, tornando-se director-geral do serviço nacional de saúde pública. Em 1948 é nomeado ministro da saúde pública e do trabalho.
1950 - O presidente Estimé é derrubado por um golpe militar em 10 de maio. Duvalier retorna à sua carreira médica. Nos bastidores, porém, ele começa a organizar contra o regime militar. Ele torna-se figura central da oposição e vai para a clandestinidade no interior do país.

Cont...

ricardo disse...

Os Duvalier e o trágico destino Haitiano (Parte 2)

1951 - Jean-Claude Duvalier nasce em 3 de Julho, em Port-au-Prince.

1956 - O poder militar renuncia em dezembro. Uma amnistia geral permite François Duvalier para sair da clandestinidade. Seis governos são formados nos 10 meses seguintes.

1957 - Com o apoio do exército, Duvalier é eleito presidente para um mandato de seis anos, em 22 de setembro. Ele promete para acabar com os privilégios da elite mulata e trazer poder político e económico para as massas negras. No entanto, o clima político continua instável.

1958 - Após uma tentativa frustrada de derrubá-lo em junho, Duvalier toma medidas para consolidar a sua posição. Altos oficiais das Forças Armadas são repostos por militares mais jovens, o tamanho do exército é reduzido, a academia militar é fechada, os partidos políticos são proibidos e recolher obrigatório é introduzido. Duvalier, também assume o controle da Guarda Presidencial, transformando-o na unidade de elite do exército . Com o seu principal assessor, Clément Barbot, ele organiza o Volontaires de la Sécurité Nationale (Voluntários para a Segurança Nacional), ou Tonton Macoutes (Bogeymen), uma milícia privada. Estima-se que atingira o número 9,000-15,000. Esta força será usada para aterrorizar e assassinar opositores. Recrutas são feitas inicialmente a partir dos bairros pobres de Port-au-Prince. Eles não recebem salário, mas estão livres de recorrer a esquemas de protecção (segurança privada feita por gangsters) e do crime para se sustentar. O Tonton Macoutes age força de segurança da primeira linha de Duvalier e como um contrapeso ao poder político das forças armadas. Sua cadeia de comando imana directamente do Palácio Presidencial.

Cont...

ricardo disse...

Os Duvalier e o trágico destino Haitiano (Parte 3)


1959 - François Duvalier sofre um ataque cardíaco, em Maio. Barbot apressa-se em tomar seu lugar, mas é imediatamente preso quando Duvalier recupera. Em 12 de agosto, um grupo de guerrilheiros cubanos e haitianos exilados desembarca na ponta mais meridional do país em mais uma tentativa de remover Duvalier. Eles são derrotados pelo Exército haitiano, com a ajuda dos fuzileiros E.U.A.
1961 - Duvalier manipula eleições para ter seu mandato prorrogado até 1967, ganhando o direito de voto com um número oficial de 1.320.748 votos a zero. "...América Latina tem testemunhado muitas eleições fraudulentas ..." diz o New York Times em 13 de Maio "...mas nenhuma terá sido mais escandalosa do que a que acabou de ter lugar no Haiti...". Após a eleição, os E.U.A. levanta preocupações sobre o desvio de dinheiro da ajuda concedida ao Haiti de Duvalier. Em 1962 a ajuda dos E.U. A. é suspensa. No ano seguinte, as relações diplomáticas são também suspensos e o embaixador E.U.A abandona o país. Enquanto isso, Barbot é libertado da prisão. Ele começa a conspirar para derrubar Duvalier, mas a tentativa, que terá lugar em Julho de 1963, é descoberta no último momento e Barbot é morto.
1963 - As tentativas de remover Duvalier continuarão, supostamente com o apoio da Agência Central de Inteligência (CIA).

A liderança de Duvalier torna-se mais extrema. Ele promove um culto à personalidade, explorando a sua reputação como feiticeiro e retratar-se como semi-deus, a personificação do povo haitiano, um Jesus Cristo voodoo . "...Eu sou a bandeira haitiana...". Duvalier proclama: "...Quem é meu inimigo é o inimigo da pátria...".Com a corrupção endêmica, a elite fica mais rica e os pobres sofrem cada vez mais. A renda per capita anual baixa para US $ 80, a mais baixa do hemisfério ocidental. A taxa de analfabetismo permanece em cerca de 90%.
1964 - Duvalier é eleito presidente-se vitalício em Abril. O Haiti fica completamente isolado. Duvalier é excomungado pelo Vaticano devido à perseguição ao clero e não será readmitido até 1966. Descontentamento contra o regime continua a crescer, apesar do forte esquema de segurança imposto pelo Tontons Macoute. Conspirações e dissidências proliferam. Duvalier responde com um reino de terror e assim é capaz de permanecer no poder mais tempo do que qualquer dos seus antecessores.

Cont...

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pela excelente ajuda temática que está a dar, Ricardo.

ricardo disse...

Os Duvalier e o trágico destino Haitiano (parte 4)

1971 - A Constituição é alterada em janeiro de permitir Duvalier nomear seu filho, Jean-Claude como seu sucessor. Jean-Claude virá a ser conhecido como "Baby Doc" ecoando apelido de seu pai. François Duvalier morre em 21 de Abril, em Port-au-Prince. O poder é transferido para Jean-Claude, que, na idade de 19, torna-se o mais jovem presidente no mundo. No entanto, Jean-Claude não está interessado nos detalhes da governação e deixa grande parte da execução do país, à sua mãe, Simone Ovídio Duvalier e companheiros de seu pai ora morto. Redobram as pressões dos E.U.A, e Jean-Claude concorda com as reformas económicas e judiciais, a reabertura da Academia Militar, o fim da censura a libertação de alguns presos políticos e da flexibilização dos meios de comunicação . Mas nenhuma oposição política é tolerada e o presidente mantém o poder de nomear funcionários e juízes. Embora auxílio dos E.U.A. seja restaurado, o Haiti continua a estar diplomaticamente isolado. A Corrupção atinge um novo patamar. Os Departamento de Comércio dos E.U.A. elabora relatórios onde se cita a apropriação indevida de 64% das receitas do governo do Haiti. Dezenas de milhões de dólares são desviados dos fundos públicos para despesas extra-orçamentais, incluindo depósitos para contas de Jean-Claude em bancos suíços .

1980 - Em maio de Jean-Claude casa com Michéle Bennett. O luxuoso casamento, com o custo estimado E.U. $ 3 milhões, eo casamento de alienar a maioria da população. Bennett é considerada uma mulata da elite e de sua família está envolvida em empreendimentos comerciais corruptos, incluindo tráfico de drogas.

1983 - Em visita ao Haiti no mês de Março, o Papa João Paulo II, declara que "....algo deve mudar aqui...".

1985 - Jean-Claude obtém 99% dos votos em uma eleição fraudulenta. Manifestações populares contra o alto desemprego, más condições de vida e da falta de liberdade política surgem no final do ano e no início de 1986, com início na capital provincial de Gonaives. Em 28 de novembro de 1985 soldados em perseguição de manifestantes em Gonaives entram numa escola e disparam indiscriminadamente matando três colegiais que não estavam envolvidas no protesto. O incidente leva a mais manifestações e motins

Cont...

ricardo disse...

Os Duvalier e o trágico destino Haitiano (Parte 5)

1986 - Com o Tonton Macoutes incapaz de reprimir a agitação social e a pressão dos militares apelando à sua demissão, Jean-Claude e sua esposa aceitam o auxílio dos E.U.A. e fogem do país para a França em 7 de Fevereiro . O casal se estabelece em uma villa em Mougins, perto de Cannes. Eles vão-se divorciar depois. Jean-Claude deixa para trás um povo empobrecido e país arruinado . Mais da metade dos trabalhadores do Haiti estão desempregados. Mais de 80% dos haitianos são analfabetos. Quase um terço das crianças do Haiti morre antes do seu quinto aniversário. A expectativa de vida é de 53 anos. A renda per capita é USD $ 300 por ano.

2002 - Em uma entrevista transmitida na televisão os E.U.A. em 17 de Dezembro, Jean-Claude revela que ele gostaria de regressar ao Haiti. "...É minha firme intenção de, logo que as condições permitirem.." diz ele, acrescentando que ele quer participar na "...reconstrução..." do Haiti. De acordo com Jean-Claude, não há razões jurídicas para ele não voltar. Ele afirma que o Haiti "...regrediu por 50 anos..." desde que ele fugiu do país e convidava o então presidente, Jean-Bertrand Aristide, a se aposentar. "...(Aristide) não tem a capacidade de governar Haiti...". Jean - Claude diz: "...Ele foi rejeitada pela grande maioria da população. Ele deveria, a meu ver, aposentar-se. ..."."... As pessoas estão sofrendo muito. Não é suportável. É revoltante. Eu sei que os pais que não podem ter filhos na escola. Algumas famílias comem dia sim, dia não..." Quando questionado sobre seu suposto desvio de dezenas de milhões de dólares de fundos do Estado do Haiti, Jean-Claude desafiou seus acusadores a apresentar as provas.

2003 - Jean-Claude diz ao Wall Street Journal que ele não roubou fundos públicos, nem organizou o assassinato de opositores. "...Se eu fosse ditador, eu teria feito tudo ao meu alcance para permanecer no poder...", diz ele. "...Dou gargalhadas quando ouço os valores: US $ 400 milhões, US $ 800 milhões. É um monte de blá, blá, blá. .. . Havia os filhos para cuidar, despesas escolares, outras contas. ... Nós não eramos perfeitos. Talvez eu fosse muito tolerante..."

Cont...

ricardo disse...

Os Duvalier e o trágico destino Haitiano (parte 6)

2004 - Em 29 de Abril o Presidente Aristide é forçado a sair do escritório por uma rebelião armada. Jean-Claude rapidamente reafirma seu desejo de retornar ao Haiti, diz um jornalista francês, de 1 de Março, que ele quer se coloca "...à disposição do povo haitiano...". "...Eu acho que estou próximo e em breve terei a oportunidade de voltar ao meu país...", disse Jean-Claude revelando que ele tinha pedido um passaporte diplomático, várias semanas antes. Segundo Duvalier, ele está em constante comunicação com os seus contactos no Haiti, ele não está envolvido com o movimento rebelde e não está planeando se candidatar a presidente, se ele retornar. Enquanto isso, em 25 de Março, a organização internacional de combate à corrupção, a Transparência Internacional (TI), coloca Jean-Claude no lugar número seis da lista do mundo dos líderes políticos mais corruptos das últimas duas décadas. De acordo com a TI, Jean-Claude é acusado de ter desviado entre E.U. $ 300 milhões e E.U. $ 800 milhões do Haiti.

2007 - Em Setembro as estimativas da Transparência Internacional são citadas em um relatório da Iniciativa de Recuperação de Ativos Roubados, uma joint venture entre o Banco Mundial eo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime. "...De acordo com os números ... Jean-Claude Duvalier, alegadamente roubou o equivalente de 1,7 a 4,5 por cento do PIB haitiano a cada ano em que esteve no poder ...", diz o relatório. "...Os únicos outros dois cleptocratas a chegar perto em termos de percentagem do PIB foram Ferdinand Marcos (das Filipinas), e Sani Abacha (da Nigéria)...".

2010 - Sismo em Port-au-Prince mata entre 45-50.000 pessoas e destrói toda a cidade.

Lições Aprendidas

1- Começo promissor completamente despojado por ambição e ganância;

2- Humanista aparentemente empenhado em alterar a (in) justiça social converte-se em um ditador corrupto;

3- A primeira república negra do mundo criou um ciclo vicioso de de empobrecimento político e econômico que nem as potências mundiais são capazes de deter;

4- Em última análise, as soluções para os problemas do Haiti só poderão nascer dele próprio, mas atendendo à situação actual, nem " Baby Doc" poderia salvar o país.

Corolário:

Qualquer similitude com a nossa realidade é motivo para reflexão, mesmo a 10.0000 milhas de distãncia...


fonte: http://www.moreorless.au.com/killers/duvalier.html

ricardo disse...

Corolário 2:

Se o sismo que nos atingiu a uns anos atrás e que causou pânico na cidade de Maputo tivesse tido o seu epicentro a 12 km (e não a 1.500km) como sucedeu em Port-au-Prince, hoje, estaríamos em piores circunstâncias.

Não posso imaginar o que sucederá nesta cidade, que nem bombeiros preparados tem para apagar chamas de um armazém de roupa...

Duvalier explica.

PIKINTUSHU disse...

Muito obrigado Ilustre RICARDO!